Nova Estação Boulervard do Arco e requalificação da Av. Dr. Guarany favorecem a mobilidade urbana em Sobral

17 de setembro de 2021 - 11:49 # # #

Em evento realizado em Sobral nesta quarta-feira (15/9), o governador Camilo Santana e o prefeito de Sobral Ivo Gomes inauguraram diversas melhorias na cidade, entre elas, a nova estação Boulevard do Arco, do VLT de Sobral, e a requalificação urbana da Avenida Dr. Guarany.

A estação Boulevard do Arco passou por uma realocação, sendo remontada a cerca de 50 metros da localização anterior. Com essa mudança, foi desfeita a estrutura antiga, que ficava localizada na rotatória da avenida Dr. Guarany, e os novos acessos para embarque e desembarque são agora localizados na Rua Othon de Alencar. A nova estrutura conta com todos os itens de sinalização para pedestres e os passageiros não precisam mais atravessar a Avenida Dr. Guarany, na entrada ou saída da estação, melhorando o fluxo e oferecendo mais segurança para os pedestres.

A realocação da estação faz parte de um pacote de urbanização do Boulevard do Arco (2ª Etapa), na região Derby/Centro. As intervenções, realizadas por meio de convênio entre Prefeitura de Sobral e Governo do Ceará, incluíram ainda a internalização da rede elétrica e de telecomunicações, nova pavimentação em piso intertravado, jardim, passeio em granito polido, ciclofaixa, acessibilidade e iluminação em LED, além dos bancos e urbanização das calçadas. A extensão da avenida é de cerca de 1,6 km.

Outras ações

Além das melhorias no Boulevard do Arco, Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral também inauguraram a 2ª etapa da Perimetral (Rodovia Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior) e os Centros de Educação Infantil (CEIs) Padre João Mendes Lira e Dona Oneide Pessoa Dias. O investimento total soma R$ 32,87 milhões. Durante a entrega das obras, foram assinadas as ordens de serviço para a construção da nova sede do 3º Comando Regional da Polícia Militar e do 3º Batalhão de Polícia Militar. Também foi assinado convênio para construção de mais seis Centros de Educação Infantil.

Na solenidade de entrega das ações, além do governador Camilo Santana, estavam presentes a vice-governadora Izolda Cela, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Ferreira Gomes, o diretor-presidente do Metrofor, Igor Ponte, além de diversas outras autoridades do Ceará.

VLT de Sobral

O Metrô de Sobral oferece transporte ágil e seguro interligando os quatros cantos da cidade, através de duas linhas em operação. A Linha Sul (com 7,2 km de extensão) interliga os bairros Sumaré e Cohab II. A Linha Norte (com 6,7 quilômetros de extensão) liga o bairro do Junco ao bairro Novo Recanto. Os 13,9 quilômetros de extensão passam por 12 estações. Em julho de 2021 foram mais de 49 mil pessoas transportadas. As linhas formam traçados que se tangenciam na estação Campo dos Velhos, que funciona como Estação de Integração.