Secretário da Infraestrutura participa da entrega de equipamentos que vão favorecer mobilidade urbana e educação em Sobral

17 de setembro de 2021 - 14:19 # # #

Após as solenidades, o governador Camilo Santana, acompanhado do secretário Lucio Gomes, visitou as obras de implantação do novo Aeroporto

Essa semana foi marcada pela entrega e autorização de obras que vão favorecer a mobilidade urbana de Sobral e a educação de crianças do município. O Secretário da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Lucio Gomes participou do evento de inauguração dos equipamentos acompanhando o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela e outras autoridades. Na ocasião, foram inaugurados a 2ª etapa da Av. Perimetral de Sobral, nomeada Rodovia Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior, em homenagem ao ex-prefeito da cidade; a requalificação urbana da Avenida Doutor Guarany, que abrange também a nova estação do VLT Boulevard do Arco; e os Centros de Educação Infantil (CEIs) Padre João Mendes Lira e Dona Oneide Pessoa Dias.

O investimento total soma R$ 32,87 milhões, em parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Sobral. Durante a entrega das obras de mobilidade urbana, foi assinada também a ordem de serviço da construção da nova sede do 3º Comando Regional da Polícia Militar e do 3º Batalhão de Polícia Militar. Também foi assinado convênio para construção de mais seis Centros de Educação Infantil.

“Primeiro estamos entregando a Avenida Doutor Guarany, que deixou a cidade mais bonita, valorizou o ícone que é o Arco do Triunfo, que agora conseguimos ver desde o início da avenida, que foi toda urbanizada em parceria do Estado com o Município. Em seguida, vamos entregar a Avenida Perimetral, que pensa na expansão urbana de Sobral, tirando o tráfego pesado da cidade, tirando todo o lixo e os resíduos sólidos, que não precisarão passar mais por dentro da cidade e irão direto ao aterro sanitário, a Central de Tratamento de Resíduos. Viemos aqui também dar a ordem de serviço para a construção da nova sede do Batalhão da Polícia Militar, que será moderno, bonito”, listou o governador no início da agenda em Sobral, que contou com transmissão pelas redes sociais.

O Secretário da Infraestrutura Lucio Gomes agradeceu, como sobralense, os benefícios e também a confiança do Governador, destacando a importância da Av. Perimetral para a infraestrutura do município. “É grande benefício para Sobral esta avenida, que abre um espaço de crescimento urbano ordenado e de desafogo de trânsito pesado. Além disso, estamos construindo um novo aeroporto, obra em franco desenvolvimento, que colocará Sobral em um outro patamar sócio-econômico. Estamos preparando Sobral para as novas gerações”.

Camilo Santana, então, aproveitou a ocasião para visitar as obras do novo aeroporto de Sobral. “Quero entregar o novo aeroporto no mais tardar no começo de 2022, e que será importante para a região Norte, para receber voos de todas as companhias aéreas”.

Rodovia Dr. José Euclides Ferreira Gomes Júnior

A segunda etapa da Perimetral de Sobral auxiliará não só quem trafega pela cidade, mas também para ligação da sede a localidades vizinhas, como Meruoca, Alcântaras, Massapê, Senador Sá, Santana do Acaraú e Morrinhos. São 11,3 km de nova malha viária, da CE-178 à CE-440, que representarão melhorias para a vida de 208 mil pessoas da região.

Somado à primeira etapa da rodovia, entregue em maio de 2018, são 18 km facilitando a mobilidade na região. Para as cidades vizinhas, facilitará o acesso a diversos equipamentos de importância regional, como o Hospital Regional Norte, o Parque de Exposições e a Universidade Estadual Vale do Acaraú. A obra atenderá à demanda gerada pela Central de Tratamento de Resíduos para 17 municípios, e ao futuro novo aeroporto regional.

Urbanização da Avenida Doutor Guarany

Viabilizada por convênio, a Urbanização do Boulevard do Arco (2ª Etapa), na região Derby/Centro, incluiu mudanças na estação do VLT de Sobral e internalização da rede elétrica e de telecomunicações. O projeto da urbanização contemplou nova pavimentação em piso intertravado, jardim, passeio em granito polido, ciclofaixa, acessibilidade e iluminação em LED, além dos bancos e urbanização das calçadas. A extensão da avenida é de cerca de 1,6 km.

A estrutura da estação Boulevard do Arco do VLT, que anteriormente era localizada no centro da rotatória da Avenida Dr. Guarany, foi transferida em 50 metros para facilitar o acesso dos passageiros até a estação e melhorar o tráfego de veículos na avenida.

Autoridades presentes

Estiveram presentes ao lado do governador, a vice-governadora Izolda Cela; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e sua vice-prefeita, Cristiane Coelho; o titular da Secretaria da Infraestrutura, Lucio Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão; os deputados estaduais Tim Gomes, Ferreira Aragão e Queiroz Filho, além do deputado federal Leônidas Cristino; o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira; a secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela; e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron. Além deles, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

“Todos que estão aqui presentes têm uma parcela importante de contribuição em ter uma política pública comprometida com as pessoas aqui em Sobral, e estamos autorizando as obras e entregando equipamentos que vêm realmente mudando a vida das pessoas”, destacou a vice-governadora Izolda Cela.