Agentes de trânsito concluem curso de Noções de Mecânica para Mulheres

26 de outubro de 2021 - 08:40 # # #

Capacitação, promovida pelo Detran-CE, ocorreu entre os dias 18 e 22 de outubro e contemplou 18 servidoras da capital e do interior

Preparadas para qualquer adversidade no que diz respeito à manutenção preventiva ou corretiva de veículos. Foi com esse objetivo que 18 servidoras concluíram, na última sexta-feira, 22, o curso de Noções de Mecânica Básica para Mulheres, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), por meio do Núcleo de Formação e Capacitação da Diretoria de Educação do órgão.

A capacitação contou com duas etapas. A primeira teórica, em plataforma digital, em que foram abordados conceitos básicos de peças e veículos; e a segunda prática, na qual as participantes testaram o funcionamento de carros e manutenção de peças.

“Foi um desafio muito grande, visto que ainda notamos esse tipo de preconceito, quando uma mulher vai à oficina, por exemplo. Para elas é fundamental ter esse conhecimento teórico e prático, já que isso é muito necessário no trânsito”, considerou a instrutora do curso, Jacqueline Vasconcelos.

A agente de trânsito Celiane Mendes avalia que a iniciativa veio em boa hora e acrescentou muito no seu aprendizado. “Foi uma boa oportunidade para esclarecer muitas dúvidas. Eu dirijo há mais de 10 anos e mesmo assim aprendi muito nesse curso. Até porque a tecnologia avança e temos que estar sempre atualizadas”, disse.

Além de agentes de trânsito do Detran-CE, o curso contemplou servidoras de autarquias municipais de trânsito (Demutrans) dos seguintes municípios: Pacatuba, Maranguape, São Gonçalo do Amarante e Horizonte. Em um segundo momento, serão disponibilizadas vagas e novas turmas para profissionais de outros municípios.