Secretário da Infraestrutura vistoria obras do Centro de Manutenção e do Ramal Aeroporto do VLT

13 de dezembro de 2021 - 09:09 # # #

Em mais um dia de vistoria a obras, em Fortaleza, o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, conferiu, na última sexta-feira (10), o andamento dos serviços de execução do Centro de Manutenção do VLT Parangaba-Mucuripe e do novo Ramal Aeroporto. Acompanhado do secretário Executivo de Logística Intermodal e Obras da Seinfra, André Pierre e de engenheiros da Secretaria e das empresas responsáveis pelas obras, Lucio Gomes percorreu toda a extensão das obras.

“A implantação dessas duas obras é de grande importância para a Região Metropolitana de Fortaleza, visto que são equipamentos que vão contribuir direta e indiretamente, na economia do estado. O funcionamento desse Centro de Manutenção em Fortaleza dará mais agilidade e economia à operação do VLT, pois, hoje, a manutenção dos VLTs é feita na oficina da Linha Sul do metrô, em Vila das Flores, no município de Pacatuba. Com essa nova estrutura, não haverá mais a necessidade dos trens se deslocarem até lá, o que vai possibilitar termos mais disponibilidade dos trens, reduzindo, ainda, o desgaste dos VLTs, que trafegarão por trilhos exclusivos da linha, minimizando possíveis danos”, esclarece Lucio Gomes.

Do Centro de Manutenção, a equipe seguiu para o canteiro de obras do Ramal Aeroporto do VLT. Para o Secretário, a implantação do novo trecho será um marco para o estado, em especial para Fortaleza. “Esse ramal será fundamental para atender a diversos públicos, principalmente aquelas pessoas que precisam acessar o Aeroporto, sejam os viajantes, os acompanhantes, ou mesmo quem trabalha no Terminal”, destaca o titular da SEINFRA.

Saiba mais

O Centro de Manutenção está sendo construído em um terreno de 7.071,43m2 e contemplará uma oficina de manutenção, guarita, posto de abastecimento, de lavagem, bloco de apoio; além de depósito de ar comprimido e casa de máquinas.

Visando sustentabilidade e eficiência energética, o edifício contará com sistema de energia solar e utilizará máquina de lavar automatizada, capaz de reutilizar as águas das lavagens.

A obra, no valor de R$ 22.041.254,94, deve ser concluída no primeiro trimestre de 2022.

Já o novo Ramal Aeroporto do VLT Parangaba-Mucuripe terá 2,4 quilômetros de extensão, sendo 0,9 km em elevado. O projeto prevê a construção de três estações de embarque e desembarque, ligando o VLT ao terminal aeroportuário de Fortaleza. A nova linha irá oferecer aos passageiros uma opção de mobilidade mais segura, rápida, confortável e integrada aos outros modais.

Duas das três estações serão localizadas em uma futura praça, a ser construída na Avenida dos Expedicionários. A terceira, a Estação Aeroporto, será elevada e se localizará na Av. Senador Carlos Jereissati, em frente ao Aeroporto de Fortaleza Pinto Martins, que será interligada à passarela existente sobre a via, com acesso por meio de escadas fixas, rampas e elevador.

A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2022. O investimento previsto é de R$ 46 milhões.