Número de infrações pela Lei Seca cai quase 45% no Ceará

16 de dezembro de 2021 - 13:40 # # #

Ações educativas e fiscalizações do Detran-CE colaboram para a redução da estatística, em 2021, relativa à prática indevida de dirigir sob influência de álcool

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) vem realizando um constante trabalho educativo e de fiscalização para evitar sinistros (acidentes), gerados pelo consumo de bebidas alcoólicas. Prova disso é a significativa redução de 44,15% no número de infrações autuadas no Ceará por dirigir sob influência de álcool. A estatística leva em consideração o comparativo, de janeiro a 13 de dezembro de 2020 e de 2021, de infrações registradas pelo Detran-CE e pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (PRE).

Em 2020, os órgãos registraram 3.508 autuações, enquanto que, neste ano, até o dia 13 deste mês, foram constatadas 1.959. A Lei Seca, que completou 13 anos em junho, aborda uma legislação rígida acerca desta infração e, além de ações mais incisivas para a conscientização e a mudança de comportamento de condutores nas estradas, vem ganhando destaque através do trabalho cada vez mais presente do Detran-CE e PRE, que fiscalizam e trabalham a educação no trânsito, como bandeiras para a redução de acidentes fatais.

“O trabalho de fiscalização é essencial para constatar que os motoristas estão respeitando a lei em nossas estradas e evitando conduzir seus veículos após o consumo de bebidas alcoólicas. Esse trabalho é feito junto à educação no trânsito, pois não basta apenas fiscalizar e punir, é necessário conscientizar, para que estes condutores não reincidam nesta infração”, considera o Diretor de Fiscalização do Detran-CE, Júlio Cavalcanti.

O condutor autuado por dirigir, após ter consumido álcool ou qualquer substância psicoativa, responderá por infração gravíssima, com penalidade no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir, por 12 meses. A autuação também implica na retenção do veículo e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ressaltando, também, que o limite de tolerância é zero, para a quantidade de álcool encontrada no organismo, já que há perda das capacidades psicomotoras, ao se ingerir tais substâncias.