Secretário da Infraestrutura realiza reunião com conselheiros do FIEE

27 de dezembro de 2021 - 11:38 # # #

 

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, presidiu na última quarta-feira (22) mais uma reunião do Conselho Gestor do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética – COGEFIEE. O titular da Seinfra apresentou aos conselheiros o andamento do projeto de instalação de painéis solares em 32 escolas públicas estaduais.

De acordo com o cronograma atual, a previsão é que, até o final de fevereiro, 20 escolas já estejam com o sistema instalado. O restante está passando por reforço estrutural para receber os equipamentos. “Junto com a Secretaria da Educação, escolhemos instituições, seguindo critérios técnicos, como maior consumo e retorno do investimento”, explicou Lucio Gomes.

O secretário também anunciou aos membros do conselho que a Seinfra está trabalhando para contemplar mais 18 escolas com a instalação das placas. “Nós temos a perspectiva de publicar uma nova licitação em 2022 para utilizar os recursos do Fundo para atender mais escolas”, disse Lucio Gomes. O FIEE tem como principal objetivo incentivar a geração de energia, tendo como base fontes renováveis, buscando cada vez mais eficiência energética, bem como a modernização das instalações elétricas do Governo do Estado.

O Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações, Adão Linhares, reforçou a importância do projeto, que vai fomentar a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente ainda no ambiente escolar. “O projeto ainda atende à determinação de atender a demanda de prédios públicos com energia renovável, conforme estabelecido em decreto estadual”, lembrou.

Sobre o projeto

O projeto contempla a aquisição, instalação, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos em escolas da rede pública estadual, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões administrativas do Ceará. O investimento é de R$ 6.768.214,56.