Secretário da Infraestrutura vistoria obras de mobilidade em Fortaleza

23 de abril de 2022 - 12:18 # # #

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, acompanhado pela Diretoria do Metrofor e engenheiros da SEINFRA, vistoriou, na última quarta-feira (20), obras de implantação do Ramal Aeroporto e do Centro de Manutenção do VLT.

O primeiro ponto vistoriado foi a Estação Expedicionários, que será a 11ª do VLT Parangaba-Mucuripe e também ponto de integração para o ramal Aeroporto. “Aqui, nesta nova praça da Avenida dos Expedicionários, estão sendo construídas, na realidade, duas estações, que farão a integração do VLT Parangaba-Mucuripe, já em pleno funcionamento, com a nova linha, que dará acesso ao Aeroporto de Fortaleza. Isso vai permitir que quem vem da zona hoteleira da capital, da Parangaba ou até mesmo de Pacatuba ou Maracanaú possa utilizar o ramal e acessar o aeroporto, de forma segura e rápida”, explica Lucio Gomes.

Além das duas estações, localizadas entre as estações Montese e Vila União, o ramal contará com mais uma, elevada, que está sendo implantada na Av. Senador Carlos Jereissati, em frente ao Aeroporto de Fortaleza, ao lado da passarela existente sobre a via.

Em seguida, a comitiva esteve nas obras do Centro de Manutenção do VLT. O equipamento dará mais agilidade ao funcionamento da linha, já que permitirá que os trens sejam abastecidos, lavados e recebam manutenção, ao lado da via, sem ter que se deslocar até o município de Pacatuba, onde está localizado o CM da Linha Sul.

“O Centro de Manutenção está com as obras adiantadas, e já começa a operar este ano. Os primeiros equipamentos chegaram e entrarão em fase de montagem. Será um grande salto para a operação do VLT, além de trazer economia ao Estado”, complementa o Secretário. O Centro de Manutenção contará com moderna usina fotovoltaica, que contribuirá para a sustentabilidade ambiental e o equilíbrio financeiro da operação.

Estação Padre Cícero

Por fim, o Secretário, a Diretoria do Metrofor e engenheiros visitaram as estações Padre Cícero e Papicu, da Linha Sul e do VLT Parangaba-Mucuripe, respectivamente, conferindo melhorias que estão sendo implementadas. A Estação Padre Cícero, que será inaugurada, em breve, pela Governadora Izolda Cela, mas que já é utilizada pela população, tem serviços em conclusão, como instalação de escadas rolantes, para auxiliar na acessibilidade dos usuários, e placas solares, para geração de energia elétrica. “O Metrofor segue se expandindo e se estruturando para trazer cada vez mais qualidade de vida aos cearenses. Na Linha Sul, o processo de implantação das placas fotovoltaicas na estação Padre Cícero segue avançando e, em breve, ela poderá ser abastecida através da sua própria geração de energia solar”, comenta o presidente do Metrofor, Ígor Ponte.