Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra debate sobre modernização do setor elétrico no Brasil

28 de abril de 2022 - 09:15 # # #

O Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (SEINFRA), Adão Linhares, participou, na última segunda-feira (25), do 16º Energia em Pauta, promovido pelo Sindienergia CE, no Observatório da Indústria da FIEC. Com o tema “Desafios e modernização do setor elétrico”, o evento contou também com a presença do secretário de assuntos técnicos do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL), Ricardo Costa; do coordenador de energia da FIEC, Joaquim Rolim; além da mediação do consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço.

A discussão focou nos efeitos da pandemia da Covid-19 e da crise de escassez hídrica no ano de 2021 para o setor elétrico brasileiro. De acordo com os especialistas, por estar diretamente atrelado ao crescimento econômico do país, o setor demonstrou ser urgente a necessidade de diversificação da matriz energética no Brasil, com maior inserção das fontes renováveis eólica e solar.

Adão Linhares pontuou que o Nordeste brasileiro, sobretudo o Ceará, entra como protagonista na solução desse problema. Privilegiado geograficamente, o estado garante a geração de energia eólica e solar de forma permanente, diferente da energia hidrelétrica que está suscetível a crises hídricas. As energias eólica e solar contribuem ainda para a diminuição dos níveis de carbono no planeta, além de garantirem um menor custo de energia para o consumidor.

“O Nordeste brasileiro sempre teve problema com a escassez hídrica, por isso temos que investir na matriz energética que temos de forma perene. Exemplo disso é o Parque Eólico de Praia Mansa, no bairro Mucuripe em Fortaleza, que entrou em operação em 1996 como uma demonstração da tecnologia eólica no Brasil e dando visibilidade nacional à energia eólica. Enquanto houver sol, vento e a terra girando em torno do seu eixo, teremos energia renovável, e o Ceará tem potencial para ser um grande exportador de energia”, comentou o secretário.

Energia renovável em equipamentos públicos

Durante a fala, Adão Linhares reforçou que o Governo do Ceará, através da Seinfra e órgãos vinculados, tem priorizado e desenvolvido projetos para instalação de sistemas de geração fotovoltaica em equipamentos públicos, como forma de estimular esse tipo de geração e gerar economia. Entre eles, está a instalação de placas fotovoltaicas em 32 escolas da Rede Pública Estadual e a instalação de 882 placas fotovoltaicas nas Estações Juscelino Kubitschek (JK) e Padre Cícero, da Linha Sul do Metrô de Fortaleza.

Linhares também citou a inclusão desse tipo de geração de energia em novos projetos tocados pela Seinfra. É o caso da implantação de sistemas sustentáveis no Centro de Manutenção do VLT Parangaba-Mucuripe, em que o edifício contará com sistema de energia solar e utilizará máquina de lavar automatizada, capaz de reutilizar as águas das lavagens; e no Aeroporto Regional de Sobral, inaugurado em 1º de abril deste ano, que está equipado com uma usina solar fotovoltaica capaz de abastecer a operação do terminal de passageiros, do prédio do sistema de combate a incêndio e dos demais equipamentos.