Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra fala sobre avanços e investimentos em energia renovável

31 de maio de 2022 - 11:30 # # #

O Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Adão Linhares, participou do Webinar “Energia: Nordeste, movido a sol e vento”, evento promovido pela Revista Carta Capital. O seminário também contou com a participação do coordenador de Desenvolvimento Industrial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Olavo Bueno.

Na discussão, que focou nos avanços e futuros ciclos de investimentos em energia renovável no Nordeste, o secretário Adão Linhares ressaltou a importância dos recursos naturais abundantes que a região tem para produção de energia solar e eólica. Ele destacou que o Ceará passou a construir um cenário de utilização de energias renováveis já no final da década de 90.

“Temos conseguido transformar o Ceará em um grande produtor e exportador de energia, sendo exemplo para todo o Brasil”. Adão acrescentou que o estado gera um excedente de energia, que pode ser utilizado para mitigar algumas crises de escassez hídrica, a exemplo da ocorrida no ano passado, no Sudeste do país, na Bacia do Paraná. “Estamos num cenário de protagonismo, em que buscamos utilizar nossos recursos naturais para produzir energia, a fim de exportarmos para o mundo todo”, comemora.

Potencial energético do Nordeste

Hoje, o Nordeste tem capacidade de gerar mais de 20 GW de energia eólica, o que representa mais de 80% da produção desse tipo de energia no Brasil, tendo como grandes produtores os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e Maranhão. Conforme Adão, essa condição se dá devido às características naturais da região e pela proximidade ao Equador. Diante do protagonismo energético da região, o Ceará tem se destacado também na atração de grandes indústrias de fabricação de aerogeradores e de pás eólicas, exportadas para os Estados Unidos e para a Europa.

Energia Solar no campo

Quanto à energia solar, Adão Linhares informou que o Estado pretende implantar um programa que prevê instalar painéis fotovoltaicos para essa população, com o dobro da necessidade de energia, no sentido de que a família possa receber o excedente como renda. “A ideia é trazer renda para essas famílias através da produção de energia solar, como se eles tivessem plantando sol”, explica.