Secretário da Infraestrutura participa de assinatura de memorandos de entendimento sobre energia renovável

27 de outubro de 2022 - 09:21 # # #

 

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, participou, na manhã desta quarta-feira (26), de solenidade presidida pela Governadora Izolda Cela, quando foram assinados dois memorandos de entendimento para produção de energia eólica e hidrogênio verde, no Ceará. Com esses, já se somam 24 documentos ligados ao projeto de garantir ao Ceará posição de protagonismo na produção de energia renovável do país. Os documentos foram assinados com as empresas Gold Wind, fabricante de maquinário para energia eólica, e Alupar, interessada na produção de hidrogênio verde.

“Nós sentimos a responsabilidade que esse é um momento muito importante para o Ceará, quando o estado está dando passos e elevando o seu patamar de presença, sempre nessa ideia de desenvolvimento sustentável e que represente também coisas boas para a população”, discursou a Governadora Izolda Cela. “Coisas como a redução de desigualdade, porque é isso que o desenvolvimento precisa garantir, é o que percebemos em nossas tarefas e responsabilidades, garantir um estado melhor e de mais bem-estar para as pessoas”, completou.

O Secretário Lucio Gomes destacou que, além de iniciativas como essa, o Governo do Ceará, por meio da Seinfra, também tem investido em projetos que visam expandir a geração de energia limpa e sustentável. “Atualmente, temos realizado investimentos em eficiência energética que somam cerca de R$ 14 milhões, com a implantação de módulos fotovoltaicos em diversos equipamentos púbicos do Estado. Entre os projetos executados, destacamos o Novo Aeroporto Regional de Sobral, onde foram instaladas 560 placas solares, que vão garantir a operação de todo o equipamento”, ressaltou o titular da Seinfra.

Além do Aeroporto, 32 escolas da rede pública do Estado devem contar com energia solar, até o final do ano. E os investimentos não param por aí. Nas Estações JK e Padre Cícero do metrô de Fortaleza, foram instalados 882 módulos fotovoltaicos. O Centro de Manutenção do VLT Parangaba/Mucuripe, que está em obras, no bairro Vila União, também contará com 655 placas, que serão implantadas para gerar energia limpa”.

Memorandos

O interesse da Goldwind, representado pelo primeiro Memorando de Entendimento assinado nesta quarta-feira (26), é produzir equipamentos para produção de energia de fonte eólica e, com isso, desenvolver um cluster – aglomerado – de produção de equipamentos eólicos. Além da implantação de uma planta industrial no Estado do Ceará. O investimento orçado para o projeto é de até R$ 150 milhões, para a fábrica de turbinas eólicas com geração de até 250 empregos diretos.

A Alupar, segunda empresa que assinou memorando nesta manhã, tem interesse em desenvolver projeto da cadeia produtiva do hidrogênio verde, incluindo a intenção da avaliação da participação em pool de armazenamento de amônia e de utilidades a ser desenvolvido e implantado no futuro Hub (complexo de instalações industriais de diferentes especialidades que reunirá também instalações de produção de hidrogênio verde para consumo local e exportação) que será localizado no Porto do Pecém.

A empresa e suas subsidiárias possuem experiência em desenvolvimento de projetos de produção de energias limpas, atuando no estado do Ceará com uma planta em operação de geração de energia eólica, com capacidade instalada de 98 MW e uma planta em implantação, de energia fotovoltaica, com capacidade de geração de 47,25 MW.

Também participaram das assinaturas dos memorandos o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Ceará, Maia Júnior, que liderou os processos de negociações, junto aos investidores; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira; além do Diretor Geral Brasil da Gold Wind, José Eduardo Teixeira de Carvalho Filho; do Diretor Técnico de Transmissores da Alupar, João Greco; e do diretor Técnico das Geradoras da Alupar Investimento S.A, Jorge Francisco Manica Pires.