Alunos do Projeto ABCDetran concluem prova teórica de legislação de trânsito em Horizonte

22 de novembro de 2022 - 15:03 # # #

O Detran-CE realizou, nessa segunda-feira (21), a prova teórica de legislação de trânsito para alunos da versão piloto do Projeto ABCDetran, no município de Horizonte, distante 45 Km de Fortaleza. A capacitação teve o apoio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e da Prefeitura Municipal de Horizonte.

O projeto tem como objetivo capacitar candidatos não alfabetizados à correta condução de veículos automotores em via pública, possibilitando, assim, a conclusão do processo de habilitação e, com isso, garantir um trânsito mais seguro para todos. A capacitação teve, ao todo, uma carga horária total de 81 horas/aula, até a realização do exame teórico.

“Estou muito feliz não só por ter aprendido a ler e a escrever bem, mas também sobre as leis de trânsito, as placas. Tenho certeza que isso vai me ajudar muito no trânsito”, disse a aluna Eneuda Medeiros, assim como seu colega de sala de aula, Manoel Ronaldo, que se emocionou ao concluir a primeira etapa do projeto. “Me sinto feliz e grato por aprender mais com essa experiência que será muito importante na minha vida”, ressaltou.

Após a conclusão dessa primeira etapa, que contempla os alunos com a aprovação no exame teórico, os candidatos receberam certificado e serão encaminhados para o Centro de Formação de Condutores (CFC) para finalizarem o processo de obtenção da CNH, na categoria A (moto). A exemplo do programa CNH Popular, os condutores não terão nenhum custo com este processo de habilitação.

“É gratificante, para todos nós que fazemos o Detran, saber que estamos colaborando para algo tão importante e que pode fazer a diferença na vida dessas pessoas, que buscam mais oportunidade no mercado de trabalho, com a obtenção da CNH, e mais do que isso, estarão devidamente habilitadas e cientes do seu papel no trânsito, garantindo a segurança de todos”, considerou o superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino.