Secretário da Infraestrutura do Ceará entrega obras do Sistema Metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana

30 de dezembro de 2022 - 16:30 # # #

O Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, entregou, na manhã desta sexta-feira (30), obras e sistemas de sinalização e controle para aperfeiçoar a operação da rede metroferroviária de Fortaleza e da Região Metropolitana. Acompanhado da equipe da SEINFRA e do presidente do Metrofor, Ígor Ponte, e diretores do órgão, o titular da SEINFRA iniciou a série de entregas pelo Centro de Manutenção do VLT Parangaba-Mucuripe.

O equipamento, que fica localizado ao lado da Estação Vila União, na Capital, vai dar mais agilidade e economia ao sistema operacional, permitindo reduzir, assim, o tempo de espera nas estações, entre um trem e outro.

“O Centro de Manutenção do VLT Parangaba-Mucuripe, que a SEINFRA está entregando ao Metrofor, trará uma grande economia para a operação do sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana, pois toda a manutenção dos VLTs passará a ser realizada no próprio trecho. Atualmente, esse trabalho é feito na oficina da Linha Sul do metrô, em Vila das Flores, no município de Pacatuba, distante cerca de 19 km, e utilizando linha da Transnordestina (FTL). Com o início das atividades no Vila União, os VLTs não precisarão se deslocar até lá, o que vai possibilitar agilizar a operação dos tens disponíveis, reduzindo o ‘headway’, que é o intervalo entre um trem e outro. Além da economia de tempo, haverá também uma redução no desgaste dos equipamentos, que percorrerão por trilhos exclusivos do nosso sistema, minimizando possíveis danos”, comemora o Secretário.

O Centro de Manutenção foi construído em um terreno de 7.071,43m2 e contará com uma oficina de manutenção, guarita, posto de abastecimento, de lavagem, bloco de apoio, além de depósito de ar comprimido e casa de máquinas. Visando sustentabilidade e eficiência energética, o edifício conta com sistema de energia solar e utilizará máquina de lavar automatizada, capaz de reutilizar as águas das lavagens. A obra teve investimento da ordem de R$ 24 milhões.

Estação Padre Cícero

Em seguida, o secretário e comitiva embarcaram no VLT e seguiram rumo a Estação Parangaba, onde pegaram o metrô em direção à Estação Padre Cícero. O ato marcou a entrega oficial da Estação, que já estava em operação, bem como de benefícios que foram implantados nos últimos meses, como um conjunto de escadas rolantes e a usina de energia fotovoltaica em seu teto, composta por 294 placas solares. A energia gerada representa economia nos gastos com eletricidade fornecidos pela concessionária de energia do Estado. No total, a estação tem 2.094 m² de área, duas rampas de acesso, plataforma e mezanino.

Sistema de Sinalização Linha Sul

Da estação , a comitiva embarcou novamente no metrô, indo até a Estação Chico da Silva, de onde seguiu para a sede do Metrofor, no Bairro Moura Brasil. No Centro de Controle Operacional, o secretário e o presidente do Metrofor conferiram a entrega dos novos sistemas de Sinalização e Controle Metroviário da Linha Sul e do VLT Parangaba-Mucuripe. Além de melhorar o controle e monitoramento da operação, as novas ferramentas permitem um eficiente e seguro controle de dados, como a velocidade dos trens nas retas e nas curvas, mudanças de via, monitoramento das distâncias entre as composições, licenciamento dos trens e localização dos vagões.

“O Metrô é um equipamento que acompanha o crescimento da cidade e, por isso, ele está sempre em evolução. O Sistema de Sinalização é um peça chave desse crescimento pois com ele poderemos, em breve, aumentar a quantidade de composições na via férrea sem que a segurança operacional seja menor. É um avanço que abre os caminhos para que o Metrofor atenda à crescente demanda por transporte de qualidade, o que se alinha com os investimentos que estão acontecendo, também de olho no futuro, como na Linha Leste e no Ramal Aeroporto do VLT Parangaba-Mucuripe”, explica Igor Ponte.