SEINFRA realiza licitação para compra de energia no mercado livre

31 de dezembro de 2022 - 10:54 # # #

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará realizou, nesta sexta-feira (30), pregão eletrônico para contratar serviço de fornecimento de energia, através do Ambiente de Contratação Livre (ACL). O valor arrematado foi de R$ 122,9 milhões, o que deve gerar economia de 37,7% nas faturas, em um prazo de 5 anos: cerca de R$ 31 milhões, por ano, em média.

O projeto prevê a possibilidade de compra, pelo Governo do Ceará, de energia elétrica no mercado livre, nas modalidades atacadista e varejista. A inclusão da modalidade atacadista no novo edital ampliou a concorrência para a administração pública. A prática visa reduzir os custos com energia elétrica no setor público estadual.

O certame vai contratar o fornecimento de 575.907 MWh de energia. O projeto vai contemplar 281 dos 1.365 prédios públicos analisados – esse é o número de unidades que atendem aos critérios técnicos e financeiros para participar do certame.

O contrato deve ser assinado até o final de janeiro, e o efeito nas contas deve ser verificado no segundo semestre de 2023, à medida que adaptações sejam feitas nos prédios e os contratos atuais sejam substituídos.