Dobra o número de pessoas que recuperam itens perdidos nos Metrôs e VLTs, por meio do serviço de Achados e Perdidos.

24 de janeiro de 2023 - 15:10 # # #

A quantidade de objetos devolvidos aos seus donos, através do setor de Achados e Perdidos do Metrofor, registrou aumento de 116% em 2022, em relação ao ano anterior (2021). Já no caso dos documentos e cartões de banco perdidos nos trens e estações, o crescimento foi de 66,6% no mesmo período. Esses índices refletem a maior procura dos passageiros por seus itens esquecidos durante o uso do transporte sobre trilhos.

O serviço de Achados e Perdidos é mantido pelo Metrofor como forma de recolher, organizar e promover a devolução desses itens aos seus donos.

No total, foram 662 objetos que deram entrada no Achados e Perdidos em 2022, sendo 54 devolvidos. No caso dos documentos, foram encontrados 573 e 30 deles voltaram para os donos. Os dados são relativos às três linhas que cortam a Região Metropolitana de Fortaleza – Linha Sul, Linha Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe.

Os itens esquecidos por passageiros são os mais variados possíveis. Os mais recorrentes, na sequência, são documentos, cartões de banco, guarda-chuvas, peças de roupa e garrafas plásticas. Os achados mais curiosos, em 2022, foram de uma tampa de vaso sanitário e de uma relíquia: um aparelho toca fitas k7. Em anos anteriores, já foram parar no Achados e Perdidos algumas dentaduras e até uma prótese de perna.

O chefe do Núcleo de Segurança Operacional do Metrofor, Sérgio Wirtzbiki, que coordena o setor, informou que para fazer o resgate de um objeto ou documento é necessário fornecer informações precisas sobre a ocorrência. “Além de um documento de identidade, é necessário apresentar informações sobre o objeto perdido e dar orientações sobre a data e o local em que aquele item foi perdido”, explica ele.

Exemplos de pessoas que já recuperaram seus objetos por meio do Achados e Perdidos não faltam. “Já deixei um material de trabalho caríssimo no metrô e graças a Deus consegui recuperar”, comemorou a fotógrafa Esterlina Góes, nas redes sociais do Metrofor.

Caso você encontre objetos ou documentos nos trens e estações, acidentalmente esquecidos por outros passageiros, a devolução pode ser feita para qualquer funcionário do Metrofor. O objeto será encaminhado ao setor responsável, para que o resgate seja feito. Caso não seja resgatado pelo proprietário em até 90 dias, o objeto será doado à ONG Emaús. No caso dos documentos, após o prazo, são enviados para os Correios, que mantém um setor específico para este fim.

Fale com os achados e perdidos

O setor de Achados e Perdidos em Fortaleza funciona na Estação Chico da Silva, de segunda à sexta-feira, de 9h às 12h e 14h às 17h. Além de visitar o local você pode se informar por telefone, no (85) 3212-1069. Em Sobral, o setor funciona no Centro de Controle Operacional, no endereço Avenida José de Figueiredo e Paula Pessoa, S/N, bairro Novo Recanto. O telefone em Sobral é (88) 3677.2317, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Em Cariri, o Achados e Perdidos funciona no Centro Administrativo, localizado na Rua Eduardo Gomes de Matos, 781, bairro Muriti, no Crato, e horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 17h.

Fotos: Romário Pinheiro/Metrofor.