Governador Elmano de Freitas e comitiva alemã se reúnem para tratativas sobre produção de hidrogênio verde

9 de fevereiro de 2023 - 10:48

Elton Viana - Ascom Casa Civil - Texto / José Wagner - Fotos

Nicole Hoffmeister-Kraut é ministra da Economia de Baden-Württemberg e está em visita ao Ceará

Visando acompanhar e participar dos primeiros passos da produção de hidrogênio verde, a ministra da Economia de Baden-Württemberg (Alemanha), Nicole Hoffmeister-Kraut (CDU), cumpriu agenda nesta quarta-feira (8) no Ceará. Ela e sua comitiva se reuniram com o governador Elmano de Freitas e visitaram as instalações do Complexo do Pecém. O secretário da Infraestrutura, Antônio Nei de Sousa, também participou do encontro.

“Reunidos no último mês de janeiro, os governadores da Região Nordeste escolheram como pauta prioritária a transição energética, dando ênfase na produção do hidrogênio verde e nas possibilidades econômicas e sociais que a cadeia produtiva do combustível proporciona. Por isso, vejo com muito entusiasmo a vinda da comitiva ao Ceará para conhecer como estamos em relação à descarbonização da nossa matriz energética e à produção de hidrogênio verde”, comentou o governador Elmano de Freitas.

A ministra reforçou a necessidade de Baden-Württemberg em ampliar o uso de energia limpa e apontou o Ceará como um potencial parceiro. “Gostaríamos de acompanhar e participar desses primeiros passos do hidrogênio verde no Ceará. Temos conhecimento e podemos oferecer novas tecnologias. Achamos que as condições do Ceará são muito vantajosas, por toda a infraestrutura que se tem aqui e pela possibilidade de produzir hidrogênio a custos acessíveis”, disse a ministra.

Baden-Württemberg tem 11,5 milhões habitantes e um PIB de 540 bilhões de euros. É uma das regiões mais competitivas e mais avançadas economicamente da Europa, especialmente nos setores de alta tecnologia e de pesquisa e desenvolvimento.

Para o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, o encontro foi uma oportunidade de apresentar todo o potencial do Ceará na produção de hidrogênio verde. “Parcerias como essa reforçam o nosso compromisso de construir o maior polo de produção, consumo e exportação de hidrogênio verde da América Latina”, destacou.

Hidrogênio verde

No último dia 19 de janeiro houve o lançamento da primeira molécula de Hidrogênio Verde (H2V) produzida no Ceará e no país. Foi a primeira etapa estratégica do desenvolvimento do projeto piloto de H2V no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém), que tem à frente a EDP Brasil e parceiras estratégicas.

Visita

A comitiva de Baden-Württemberg visitou a EDP Brasil, o Complexo do Pecém e a Zona de Processamento Estadual (ZPE). Além da ministra, participaram das visitas o chefe do setor de comércio exterior do estado de BW, Günther Schmid, o cônsul geral da Alemanha para o Nordeste, Johannes Bloos, e os deputados estaduais Boris Weirauch (Partido Social-Democrata) e Alexander Schoch (Partido Verde).