Praça da Estação Expedicionários recebe projeto de integração com a comunidade

2 de março de 2023 - 10:45 # # # #

A partir de fevereiro de 2023, a Estação Expedicionários, da linha VLT Parangaba-Mucuripe, é palco para um projeto social que promove a integração comunitária, a difusão da cultura e a preservação do patrimônio público.

O Metrofor é um dos apoiadores do Cine Rua, projeto financiado pela Secretaria de Cultura do Ceará, que leva cinema para crianças e adultos que moram nas redondezas da Estação Expedicionários, na comunidade Lauro Vieira Chaves.

A edição 2023 do Cine Rua teve início em 25 de fevereiro, com exibição de filme e distribuição de pipoca e refrigerante – ação que se repete sempre no último sábado de cada mês. O palco do Cine Rua é a praça da Estação Expedicionários, inaugurada em dezembro de 2022, construída pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará e já em operação pelo Metrofor.

Em cada exibição, os organizadores montam um telão no meio da praça, convidam as famílias para acompanharem os filmes e assim promovem um momento de socialização, difusão da cultura audiovisual e ocupação adequada do espaço público, estimulando a preservação da praça e da Estação.

“Sem dúvida é uma ação que aproxima a comunidade, e por isso somos apoiadores desse projeto, pois reconhecemos sua importância, pois serve de exemplo de como os serviços públicos devem se integrar às comunidades”, avalia a assessora de Planejamento Estratégico do Metrofor, Joseane Gondim.

Além da exibição mensal dos filmes, o Cine Rua oferta curso básico de audiovisual para 20 jovens da comunidade. Durante a formação, os jovens participam de oficinas práticas, na qual produzirão seus filmes.

O projeto, que é liderado por Gabriel Mattos – que cresceu na comunidade LVC e hoje é líder comunitário -, destaca que a democratização do acesso ao cinema e a ações culturais de entretenimento distancia o público infanto-juvenil da vulnerabilidade social.