Seinfra recebe empresa chinesa fabricante dos trens do VLT Ramal Aeroporto

6 de março de 2023 - 17:01 # # #

O secretário da Infraestrutura do Ceará, Antônio Nei de Sousa, recebeu nesta segunda-feira (6) comitiva da empresa chinesa CRRC Dalian Co., que irá fabricar os Veículos Leves sobre Trilhos – VLTs do Ramal Aeroporto. Maior fabricante de trens do mundo, a companhia vai entregar ao Ceará três unidades que farão o transporte de passageiros da linha. O investimento para aquisição dos equipamentos é de cerca de R$ 71 milhões. Os secretários executivos de Planejamento e Gestão Interna, Ronaldo Borges, e de Logística Intermodal e Obras, Liana Fujita, também participaram da reunião.

A fábrica chinesa foi contratada pela empresa brasileira Mob-Railway Tecnologia e Engenharia LTDA, vencedora da licitação de compra dos VLTs, para fornecer o material rodante da linha. O vice-presidente da CRRC Dalian , Chen Baining, explicou que a empresa já exportou para 32 países e tem capacidade de produção da empresa de 600 novas locomotivas por ano. A companhia fabrica locomotivas a diesel e elétricas, motores a diesel, além de veículos ferroviários urbanos.

O secretário Antônio Nei ressaltou a parceria com a empresa para a fortalecer as ações de mobilidade no estado. “O Brasil está vivendo uma nova fase em políticas públicas de mobilidade e o transporte ferroviário é determinante para melhorarmos o transporte de passageiros. Aqui no Ceará, junto com o governo federal, vamos continuar investindo nos projetos metroferroviários para dar a população mais qualidade no transporte público”, completou.

Os três trens têm uma característica mais compacta do que os do VLT Parangaba-Mucuripe, porém também contam com uma estrutura moderna, confortável e segura, que atende perfeitamente à demanda de passageiros que irão trafegar pelo trecho. Os novos VLTs terão capacidade média de transporte de 190 passageiros por trem, sendo em torno de 47 sentados. A velocidade máxima operacional de cada VLT é de até 80 Km/h.

Sobre o Ramal Aeroporto

O Ramal Aeroporto terá 2,4 quilômetros de extensão, sendo 0,9 km em elevado, e conta com duas estações. A primeira, chamada Expedicionários, já foi entregue e fica entre as estações Montese e Vila União, já existentes. Já a Estação Aeroporto, que será elevada, se localizará na Av. Senador Carlos Jereissati, se interligando à passarela já existente sobre a via, com acesso por meio de escadas fixas, rampas e elevador.