Secretário da Infraestrutura anuncia projeto piloto de geração de energia solar para produção rural em Jaguaribara

29 de abril de 2023 - 13:33 # # #

Nesta sexta-feira (28), o secretário da Infreaestrura do Ceará, Antônio Nei de Sousa, em visita a cidade de Jaguaribara, anunciou que o município fará parte de um projeto piloto de geração de renda pela microgeração distribuída de energia solar.

O projeto Renda do Sol prevê a implantação de sistemas fotovoltaicos de Geração Distribuída nas Associações e Cooperativas atendidas pelo Projeto São José, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Durante a visita, Antônio Nei conversou com produtores, associados e representantes locais acerca das demandas e custos da área irrigada do Curupari e do Projeto Mandacaru. No total, mais de 300 famílias estão ligadas a atividades de produção de frutas, verduras e laticínios nestas duas comunidades, que pleiteiam apoio para os custos de manutenção e produção.

Francisco Avelino Rodrigues, morador do Curupari-Irrigado, que desde 2002 trabalha nesta região, ressalta que o bombeamento principal pago pela associação chega a 40 mil por mês. “Queremos aproveitar o sol, a proximidade da comunidade com o espelho d’água do Açude Castanhão, o que nos ajudaria muito em nossa produção da energia solar. E com essa visita e esse estudo a gente tem esperança, né?”, comenta o produtor.

Durante a visita de campo, o secretário foi acompanhado pelo prefeito Joacy Júnior, do vice-prefeito Zé Filho, dos vereadores Netinho de Daniel, Gerrimar Barbosa, Dedé Bode, do presidente da associação Mandacaru Daniel Linhares e do ex-prefeito Francini Guedes.

“Estamos ansiosos para em até 120 dias iniciarmos este piloto aqui em Jaguaribara. Nas próximas semanas nosso secretário-executivo de Energia e Telecomunicações também visitará o município, pois é nosso intuito desde logo, aproveitando todo o potencial produtivo desta região e suas demandas, que a gente entregue ao Ceará mais este brilhante projeto, a ser expandido”, ressaltou o secretário Antônio Nei.