Lançada a pedra fundamental de usina termelétrica a gás natural no Complexo do Pecém

8 de maio de 2023 - 11:29

Ascom Complexo do Pecém - Texto Carlos Gibaja - Fotos

Trata-se do segundo maior investimento privado da história do Ceará

O governador Elmano de Freitas participou, na manhã desta sexta-feira (5), no Complexo do Pecém, de mais um momento histórico para o Estado: o lançamento da pedra fundamental da UTE Portocem, a usina termelétrica movida a gás natural que será instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará. Investimento da empresa estadunidense Ceiba Energy, o empreendimento tem um valor aproximado de R$ 4,7 bilhões e representa o segundo maior investimento privado da história do Ceará, com previsão para início das operações em 2026.

Somente na sua fase de construção, a UTE Portocem deve gerar cerca de 1.700 empregos. Com capacidade instalada de 1.572 MW, o empreendimento será construído em uma área de 39,5 hectares no Setor 2 da ZPE Ceará, que faz parte do Complexo do Pecém. Para o governador Elmano de Freitas, a chegada da usina termelétrica representa um importante marco e coloca o Ceará na vanguarda da transição energética que vem sendo discutida em todo o Brasil.

“A produção da Portocem vai dar a segurança que precisamos para a transição energética no Ceará, no Nordeste e em todo o Brasil. A vinda da Portocem traz uma segurança absoluta para que o Ceará realize o sonho de ter, além de um hub portuário e um hub aéreo, a possibilidade de construir, também, um hub de gás natural aqui, no Complexo do Pecém. Hoje é um dia de agradecimento, de muito orgulho e de muita honra do Ceará em receber esse investimento para seu desenvolvimento”, destacou o governador, durante a cerimônia.

Elmano de Freitas, juntamente com outras autoridades, assinou o contrato de cessão definitiva da área da ZPE Ceará, para a implantação da Usina Termelétrica Portocem. O evento desta sexta-feira também marcou o descerramento da Placa de Lançamento da Pedra Fundamental da UTE Portocem, que futuramente será afixada no local do empreendimento.

“Quero muito agradecer à Ceiba Energy por essa decisão de investimento no nosso Estado. Nós estamos falando do segundo maior investimento privado da história do Ceará, por isso agradeço a confiança e parceira para que possamos desenvolver ainda mais, juntamente com essa joia que é o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”, pontuou o governador.

Representando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o secretário-executivo do MME, Efrain Cruz, parabenizou o Estado do Ceará por apostar no gás natural como caminho para a transição energética, algo que, segundo ele, já é um entendimento do Governo Federal. “Parabéns ao governador, ao Complexo do Pecém e à Ceiba Energy por acreditar no Brasil e fomentar as políticas do Governo Federal. A Portocem dará sustentação, equilíbrio e confiabilidade energética para todo o Brasil. São essas usinas que permitem que todas as energias renováveis, da região Nordeste, consigam entrar no sistema e chegar na casa de todos os brasileiros, sem que percebam eventuais oscilações” comentou.

Infraestrutura

Composta por 4 turbinas geradoras em ciclo simples, movidas a gás natural, a UTE Portocem terá uma linha de transmissão de 8 km que conectará a usina ao SIN, através da Subestação Pecém 2.

O empreendimento receberá gás natural de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), que será afretada pela Portocem e ficará permanentemente atracada dentro da área abrigada do Porto de Pecém.

A usina proporcionará ainda mais segurança ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo construído para operar nos momentos de baixo nível d’água nos reservatórios das hidrelétricas, baixa velocidade de ventos (que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica).

“Esse investimento privado chega para desenvolver o Estado, trazer pioneirismo e inovação. O cluster da UTE Portocem terá um novo terminal de gás natural liquefeito para a região Nordeste e atuará como âncora fundamental para contribuir para o crescimento industrial e desenvolvimento econômico, atraindo oportunidades para novos negócios que não tinham acesso ao gás anteriormente. Estou imensamente feliz por estarmos aqui, compartilhando com vocês este grande sonho que hoje dá seu primeiro passo e coloca o Estado do Ceará em uma posição diferenciada na Matriz energética do Brasil”, afirmou o CEO da Ceiba Energy, Emilio Vicens.

CEO da UTE Portocem, Ronan Dias também destacou os impactos que termelétrica trarão ao Ceará e como o empreendimento pode transformar a economia do Estado nos próximos anos. “Nosso empreendimento não é somente mais uma termelétrica, é um projeto transformacional/estruturante que permitirá a região se tornar em um “hub” de gás natural na América Latina graças ao FSRU, que servirá como âncora na atração de outros investimentos. Estamos construindo, nós da Portocem e o Governo do Estado do Ceará, um projeto pioneiro, transformador, que trará segurança para o Sistema Interligado Nacional, indispensável para que nossa matriz energética continue crescendo com fontes renováveis e investimentos imponentes para a região Nordeste com a chegada do hub de gás”, comentou.