Secretários da Seinfra participam como coautores do livro “Economia do Mar, Oportunidades e Desafios no Estado do Ceará”

29 de setembro de 2023 - 14:20 # # #

O secretário de Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei, e o secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Pasta, Adão Linhares, foram convidados para participarem, como coautores, do livro “Economia do Mar, Oportunidades e Desafios no Estado do Ceará”. A publicação, lançada durante o evento Winds for Future, no último sábado (23), na praia do Cumbuco, em Caucaia, foi editada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e organizada por Luis Parente Maia, Raimundo Eduardo Silveira Fontenele e João Jaime Gomes Marinho de Andrade.

“Foi uma honra participar desse livro tão rico, que trata de importantes aspectos que envolvem a economia e o desenvolvimento do nosso Ceará, sobretudo em relação ao grande potencial energético que nosso Estado possui e que é capaz de gerar tantos benefícios para nossa população”, destacou o secretário de Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei.

O secretário Antonio Nei colaborou na publicação, com um capítulo sobre os Impactos Socioeconômicos da Erosão Costeira, um estudo que fundamentou o Programa Cientista Chefe, vinculado à Seinfra.

A obra, que traz uma abordagem criteriosa sobre a economia do mar, contou, também, com a colaboração de cientistas que pesquisaram os impactos no Ceará, especialistas e convidados. Dentre outras temáticas presentes na publicação, estão aspectos como a erosão costeira, a herança imobiliária, o transporte marítimo, o potencial das energias renováveis, a produção de pescados, a relevância das dunas, a recuperação de mangues, as políticas públicas e o planejamento espacial marinho.

Já o secretário executivo Adão Linhares colaborou com escritos sobre o Potencial das Energias Renováveis para a Economia do Mar. “Como entusiasta e especialista em energia, fico muito feliz em poder compartilhar meus conhecimentos, pesquisas e vivências na área, em uma obra tão nobre, que reuniu conteúdos valiosos e que devem contribuir para implantação de novas políticas públicas, bem como para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará”, comentou Adão.

Segundo declaração do diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, em matéria divulgada no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), “a publicação colabora para a geração de empregos, a gestão do lazer e para a economia do Ceará como um todo”, concluiu.