Após acordo com construtora, obra da Linha Leste ganhará novo ritmo

31 de outubro de 2023 - 11:44 # # # #

Imagens: Erivaldo Vieira - Ascom/Seinfra

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Infraestrutura, e o consórcio FTS firmaram, nesta segunda-feira (30), um acordo para estabelecer regras e garantias ao seguimento das obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.

No documento assinado pela Seinfra e o consórcio construtor, junto à Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE) e à Casa Civil, há o entendimento para seguimento das obras civis e sistemas de alimentação de energia elétrica, telecomunicações, sinalização e controle, bilhetagem, ventilação e equipamentos de oficina da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O acordo seguirá para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Para o secretário da Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei de Sousa, o momento reafirma o interesse da gestão de executar a obra da Linha Leste em novo ritmo. “Este acordo atende a uma demanda por menor prazo para retomada e conclusão, com menor custo e riscos judiciais e técnicos ao projeto”, destacou o titular da Seinfra.

Atualmente, a obra conta com três frentes de serviços em andamento, nos canteiros das Estações Chico da Silva, no Centro; Colégio Militar; e Nunes Valente, onde até o fim de novembro a Seinfra vai liberar o tráfego na rua Tibúrcio Cavalcante, no bairro Aldeota.

O acordo visa alternativas seguras para o Estado e a garantia da execução da obra, bem como atende a novas exigências da Seinfra e leva em consideração o caráter indispensável da Linha Leste ao sistema metroviário de Fortaleza; o interesse do executivo em entregar, o mais breve possível, a obra; e a solução de entraves quanto à metodologia de execução.

Mais informações

A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos. O empreendimento vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.