Seinfra transfere Centro de Manutenção do VLT ao Metrofor

9 de novembro de 2023 - 16:11 # # #

 

Com a entrega do Centro de Manutenção do VLT Parangaba-Mucuripe, Linha Nordeste, à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), na manhã desta quinta-feira (9), os VLTs passarão a ter um equipamento exclusivo para manutenção. A ação foi marcada por uma solenidade de assinatura do Termo de Transferência e Entrega de Bens, repassando o prédio – que antes estava sob a responsabilidade da Secretaria da Infraestrutura do Ceará – ao Metrofor que, a partir desta data, assume o equipamento para a devida integração ao sistema metroviário.

“Estamos felizes com esse grupo que está trabalhando para avançar e destravar obras que, por algum motivo, foram travadas, abrindo canais de diálogo, com o apoio do nosso governador Elmano de Freitas, para avançar não só no que está sendo executado, mas também em novos projetos de mobilidade urbana”, agradeceu o secretário da Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei. O prédio havia sido inaugurado no fim de dezembro do ano passado.

Para o presidente do Metrofor, Plínio Saboya Neto, o Centro de Manutenção vai possibilitar mais agilidade e economia ao sistema operacional. “Este equipamento é de extrema importância para a operação da Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe), pois proporcionará mais agilidade nos serviços que forem necessários, tanto de manutenções preventivas, como de manutenções corretivas. Representa economia de tempo e de recursos. Por isso, só temos a comemorar mais um equipamento que fará diferença em nossas operações”, celebrou Saboya Neto.

Com o início das atividades do equipamento, os VLTs não precisarão mais se deslocar para a oficina da Linha Sul do metrô, no município de Pacatuba, onde atualmente são feitas as manutenções. Com isso, haverá uma redução no desgaste dos trens, que percorrerão por trilhos exclusivos do sistema ferroviário.

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Seinfra, Ronaldo Borges, também acompanhou o evento ao lado de gestores, diretores e colaboradores da Seinfra e do Metrofor.

Sobre o Centro de Manutenção do VLT

O Centro de Manutenção do VLT Parangaba-Mucuripe será responsável por realizar todas as manutenções dos VLTs do Ramal Parangaba-Mucuripe, já em operação desde 2018, e do futuro Ramal Aeroporto.

O equipamento foi construído em um terreno de 7.071,43 m2 e conta com uma com oficina mecânica, onde serão realizadas as manutenções preventivas e corretivas nos trens; guarita, posto de lavagem com abastecimento, bloco de apoio, além de depósito de ar comprimido, casa de máquinas, e setor administrativo.

Visando sustentabilidade e eficiência energética, o edifício também conta com sistema de energia solar, com aproximadamente 700 placas fotovoltaicas, e utiliza máquina de lavar automatizada, capaz de reutilizar as águas das lavagens. A obra teve investimento da ordem de R$ 25 milhões.