Seinfra libera trecho da Via férrea do VLT Parangaba-Mucuripe para operação

23 de janeiro de 2024 - 15:02 # # #

O trecho, entre as estações Montese e Vila União, recebeu serviços de alinhamento e nivelamento de via para implantação da Estação Expedicionários, a 11ª estação do Ramal, entregue no final de 2022.

 

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará realizou, na manhã desta terça-feira (23), o desbloqueio de parte da Via Férrea do VLT Parangaba-Mucuripe, entre as estações Montese e Vila União, devolvendo o trecho à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, para plena operação. A via havia sido parcialmente interditada para a execução da obra de implantação da Estação Expedicionários, que vai integrar o VLT Ramal Aeroporto.

“Após um período interditado, esse trecho agora volta a funcionar normalmente. Para nós, essa liberação é mais uma importante conquista, pois vai possibilitar melhoria na operação do sistema metroferroviário de Fortaleza, permitindo a redução do percurso e, consequentemente do headway, otimizando até o tempo de viagem dos passageiros. O desbloqueio também faz parte do avanço das obras de implantação do Ramal Aeroporto, que deve ser entregue à população até o final deste ano, pois estamos trabalhando bastante, com este objetivo”, destaca o secretário da Infraestrutura, Antonio Nei de Sousa.

Com a liberação da via, o trecho voltará a funcionar nos dois sentidos e o fluxo de embarque e desembarque da Estação Expedicionários passará a ser operado em duas rotas: uma, em direção à Parangaba e a outra, sentido Mucuripe.

Durante a execução da obra, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos manteve a operação dos trens desviada temporariamente, utilizando apenas a Via 1. Dessa forma, foi possível continuar com o Ramal Parangaba em funcionamento, sem prejuízo aos usuários.