Metrofor recebe deputados para lançamento de campanha da Alece na Linha Nordeste

29 de janeiro de 2024 - 11:53

O Metrofor recebeu, na manhã desta sexta-feira (26/1), deputados estaduais para visita à Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe), em ação que representou o lançamento da campanha “Olhares”, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A campanha visa destacar o papel concreto do Poder Legislativo estadual na vida dos cidadãos e aproximar a Assembleia da sociedade, por meio de anúncios em diversas mídias, incluindo a inédita adesivação dos trens da linha Nordeste (VLT), que chama atenção por onde passa.

Os presidente do Metrofor, Plínio Saboya, e da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), a senadora Augusta Brito (PT-CE), o secretário da Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei, e os deputados Romeu Aldigueri (PDT) – líder do Governo do Estado na Assembleia -, Gabriella Aguiar (PSD) e Marcos Sobreira (PDT), fizeram o trajeto de VLT entre as estações Pontes Vieira (bem próxima à Alece) e Parangaba.

Saboya destacou que a campanha “Olhares” reconhece o impacto da mobilidade sobre trilhos para a população. Segundo ele, as linhas do Metrofor são fundamentais também em outras áreas. “O Metrofor representa economia para o estado, pois sua operação impacta na redução de acidentes, que iriam gerar gastos com saúde, além de outros benefícios socioambientais.

“Essa é mais uma ação de aproximação da Alece com a população de Fortaleza, demonstrando o rol de serviços que ofertamos e evidenciando a facilidade que o cidadão tem para chegar na Assembleia pelo transporte público, incluindo o metrô, cuja Estação Pontes Vieira fica bem próxima da Alece. Essa divulgação complementa campanhas como o Vem pra Alece, em que recebemos cinco mil pessoas num domingo, abrindo a porta da Casa do Povo com seus serviços”, destacou o deputado Evandro Leitão.

Os parlamentares embarcaram no trem adesivado, que chama atenção da população para as ações e serviços oferecidos gratuitamente pela Alece à sociedade como o Vem pra Alece, Assembleias Itinerantes, Campanha Setembro Amarelo, Caminhada da PEM, CIADI, Procon Alece, Escritório Frei Tito de Alencar, Projeto Alcance, Casa do Cidadão, entre outras.

Os impactos da divulgação da campanha são percebidos pela população. A professora Antonilda Xavier utiliza o VLT frequentemente e não sabia que havia uma estação próxima à Alece. “Fiquei sabendo agora, com essa campanha, que a Assembleia também é chamada de Alece. Passo sempre por aqui, na Estação Pontes Vieira, e não tinha conhecimento de que era perto da Assembleia. A campanha está muito bonita, o trem ficou bonito, colorido”, elogiou.

O Metrofor, órgão vinculado à Seinfra, é parceiro da campanha institucional da Alece, tornando possível a adesivagem inédita de trens do VLT de Fortaleza, impactando visualmente os cerca de 60 mil cidadãos que utilizam o Metrô na Capital.

O secretário Antonio Nei ressaltou o potencial do Metrofor. “Temos um modal de transporte rápido, eficiente e seguro, com potencial de receber bem mais que os 60 mil passageiros por dia. Municípios populosos como Fortaleza, Caucaia e Maracanaú são contemplados com as estações do Metrofor e estamos com obras acontecendo para a operar a linha Leste, com mais estações para beneficiar mais bairros da Capital. O fortalezense pode confiar na qualidade do serviço do Metrô”.