Seinfra realiza última etapa da primeira fase das obras de Internalização da fiação do Centro Histórico de Sobral

2 de fevereiro de 2024 - 11:01 # # # # #

Os serviços vão gerar mais desenvolvimento sociocultural e modernização da infraestrutura elétrica na região

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará, em parceria com a concessionária de energia Enel Ceará, realiza serviços de retirada dos fios e de troca dos postes do Centro Histórico de Sobral. O trabalho em execução faz parte da última etapa da primeira fase da obra de internalização da fiação aérea e inovação do local. Nesta fase, serão substituídos 150 postes e retirados mais de oito mil metros de fios. A região é considerada um dos principais cartões postais do município, especialmente por preservar a história e o cenário cultural de Sobral.

“Essa obra, pioneira em sítio histórico no Estado, é referência para outros centros e vai levar ainda mais desenvolvimento ao município. Ela vai garantir mais velocidade no religamento em caso de queda de energia. Também, reduzir o risco de falta do insumo por acidente, modernizar a região urbana da cidade e manter a arquitetura histórica, valorizando o espaço público”, destaca o secretário da Infraestrutura, Antonio Nei de Sousa.

A instalação da rede possui inteligência integrada com novas tecnologias de automação, que pretende melhorar o fornecimento de energia local e aumentar a capacidade energética do município.

A obra, quando finalizada, vai contemplar a substituição de mais de 152 mil metros de fiação da rede elétrica aérea existente no Centro Histórico por uma nova rede subterrânea, de média e baixa tensão, oferecendo infraestrutura moderna e inspiradora.

Recursos

Com recursos da ordem de quase R$ 14 milhões do Programa Anual de Investimentos Especiais (PIE), administrado pela Seinfra, a obra faz parte do Projeto de Internalização das instalações elétricas, de telecomunicações e iluminação pública do trecho citado. A iniciativa, também, conta com recursos do Governo do Ceará, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura Municipal de Sobral.