Companhias do Nordeste debatem desafios do mercado de distribuição de gás canalizado na região

7 de março de 2024 - 15:29

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) recebeu hoje, dia 7, no Seara Hotel, dirigentes e colaboradores das companhias de gás da região para o Encontro das Distribuidoras de Gás do Nordeste. O evento foi coordenado pelo presidente da CEGÁS, Miguel Nery, e contou com as presenças do secretário de Infraestrutura do Ceará, Antônio Nei, do presidente da BAHIAGÁS e presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), Luiz Gavazza, além do Subsecretário do Consórcio do Nordeste, Giles Azevedo, dentre outros.

O presidente da CEGÁS comentou que o evento teve como desafio discutir as questões principais que estão colocadas para o mercado de gás no Nordeste, com ênfase para a interiorização da distribuição do gás e a contribuição que esse mercado pode oferecer para a transição energética no país.

Neste sentido, o evento teve em sua pauta as discussões sobre mecanismos de ampliação da malha de transporte de Gás Natural do Nordeste e os Corredores Azuis sustentáveis de veículos pesados a Gás Natural.

O secretário Antonio Nei ressaltou o papel da CEGÁS na distribuição de um insumo que é fundamental para a gestão energética do Estado. Nei desejou sucesso aos participantes e enfatizou ainda o fato de que cerca de 15% do gás distribuído pela CEGÁS ser composto por biometano produzido a partir dos resíduos sólidos do aterro sanitário de Caucaia.

Giles Azevedo, Subsecretário do Consórcio dos Governadores no Nordeste, e Jailson Galvão, presidente da PBGAS e Coordenador do Comitê de Petróleo e Gás da Câmara Temática de Energias do Consórcio Nordeste, falaram sobre a expectativa positiva que os Estados nordestinos têm sobre os temas discutidos no encontro, citando as contribuições que as companhias de gás têm dado para gestão energética da região.

Na sexta-feira, os dirigentes das companhias de gás participaram do evento de acionamento do início dos testes do projeto-piloto para a mistura de biometano com o gás natural, a ser desenvolvido numa parceria entre a CEGÁS e a GNR FORTALEZA, na sede da GNR, em Caucaia.