Executivo de Energia da Seinfra participa do Fórum Nacional Eólico, em Brasília
14 de agosto de 2024 - 09:27
A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) esteve presente no 16º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos, em Brasília, promovido pela Presidente da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia e pelo Instituto Brasileiro de Transição Energética (INTE). O secretário executivo de Energia e Telecomunicações, Dickson Araújo, palestrou nesta terça-feira (14), durante o painel Políticas de Desenvolvimento do Setor Eólico, realizado no primeiro dia do evento.
“Trouxemos ao fórum o destaque do Ceará na implantação do HUB do Hidrogênio Verde no Pecém e a necessidade do desenvolvimento dessas fontes renováveis para suprir a grande demanda desses projetos por energia limpa. Lembro que o Ceará possui um dos maiores potencias para as eólicas offshore e já tem 25 projetos em licenciamento pelo IBAMA”, destaca Dickson Araújo.
O executivo classificou o debate de grande relevância, “considerando o momento atual das energias renováveis no Brasil, com destaque para a fonte eólica, e a iminente aprovação da lei que disciplina a exploração da geração eólica offshore”.
Entre autoridades do governo, áreas de negócios, operações e meio ambiente de grandes empresas, cadeia de produtos e serviços para o setor de energia eólica, empresas de infraestrutura, advogados, consultores, o fórum reúne cerca de 400 participantes.
Desde 2009, o encontro é palco da assinatura do documento de compromisso que iniciou a grande arrancada do setor eólico brasileiro, consolidando uma convergência de objetivos e definição de atribuições de cada agente. Assim, o Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos propõe abordagens dinâmicas, novos debatedores e discussão dos temas mais oportunos ao setor.