Seinfra participa do Proenergia Summit 2024 e destaca potencial do Ceará
12 de setembro de 2024 - 13:04 ##Transição Energética #energia #Governo do Ceará #linhas de transmissão #seinfra
Texto e fotos: Ascom Seinfra
A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) participou, nesta quarta-feira (11), do primeiro dia do Proenergia Summit 2024, um dos maiores eventos do setor de energia do Brasil, promovido pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE).
Pela manhã, o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, participou, ao lado do governador Elmano de Freitas, secretários de Estado e autoridades do setor produtivo, da cerimônia de abertura do evento, que segue até esta quinta-feira (12), no Centro de Eventos do Ceará. Na ocasião, o governador destacou o potencial energético do Estado e o compromisso do Governo estadual em seguir captando projetos na área de energias renováveis.
“É uma honra o Ceará, que tem se consolidado como polo estratégico do país nesta área, sediar esse evento. Graças ao enorme potencial do nosso estado, estamos na vanguarda das energias renováveis. Estamos focados em seguir atraindo investimentos para o setor mais estratégico da econômica cearense neste momento, as energias renováveis. Esse evento não poderia acontecer em um momento mais oportuno, no qual a transição energética é uma prioridade global. Aqui é o espaço um para evidenciar temas importantes nesta área. Quero reforçar o compromisso do Governo do Ceará com o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda”, destacou o governador Elmano.
O secretário Hélio Winston Leitão também reforçou a importância da matriz energética estadual para o desenvolvimento econômico e social do Ceará, reiterando que a pauta é prioritária para a Secretaria da Infraestrutura. “O setor de energia é estratégico, sendo peça fundamental para o futuro sustentável que estamos construindo para o nosso Estado. A Seinfra trabalha para promover o aperfeiçoamento e a ampliação de nossa rede energética, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e criar oportunidades para o povo cearense”, disse.
Transmissão de energia
Ainda no primeiro dia do Proenergia Summit 2024, o secretário executivo de energia e telecomunicações da Seinfra, Dickson Araújo, foi um dos palestrantes do painel “Transmissão de energia: planejamento e desafios da expansão da transmissão para a eletrificação da economia”, onde apresentou o potencial energético do Ceará e falou sobre os desafios do setor para os próximos anos.
O painel, que também contou com a participação do diretor de operação e manutenção da Eletrobrás, Tony Ulisses Rodrigues, e do consultor técnico da diretoria de estudos de energia elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Rafael Theodoro Alves, promoveu debates com o público e levantou questões importantes sobre o futuro da transmissão de energia no Ceará.
“Após a entrada em operação dos novos empreendimentos renováveis, o Ceará passará de 13º para 5º lugar no Brasil em potência instalada, segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Um dos nossos grandes desafios é promover a estrutura necessária para operar e transmitir toda essa potência, com foco no desenvolvimento sustentável do Estado”, pontuou Dickson.
Potencial energético
Ao todo, o Governo do Estado já conta com 40 memorandos de entendimento com empresas nacionais e estrangeiras assinados voltados para o hidrogênio verde, sendo que seis já evoluíram para pré-contratos firmados com o Complexo do Pecém. Até 2030, são esperados investimentos acima dos 17 bilhões de dólares, gerando mais de 80 mil empregos.
Na energia eólica, são mais de 100 empreendimentos gerando 2.578MW, além de 72 empreendimentos, em construção ou obra não iniciada, com potencial de 2.876 MW. Enquanto na energia solar, são 51 empreendimentos gerando 1.252 MW de potência e outros 450 de capacidade contratada com a geração de 17.290 MW.