Seinfra se reúne com Enel Ceará para alinhamento e monitoramento de obras de energia elétrica no Estado

20 de setembro de 2024 - 14:54

Texto: Áquila Leite | Fotos: Erivaldo Vieira

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra-CE) se reuniu, nesta sexta-feira (20), com representantes da Enel Ceará para alinhamento e monitoramento das obras do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), que é de gestão do Governo do Ceará, por meio da Seinfra, e é executado pela distribuidora de energia do Estado em todo o território cearense.

Ao longo da manhã, o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, recebeu o presidente da Enel Ceará, José Nunes de Almeida Neto, acompanhado de equipe técnica da companhia, para discutir detalhes dos projetos em andamento com recursos do PIE. Hoje, são 61 obras autorizadas em 25 municípios cearenses, com investimentos de quase R$ 200 milhões.

“As obras do PIE têm como objetivo reforçar, ampliar e qualificar a rede elétrica do Estado, gerando mais benefícios ao nosso povo e atendendo demandas das áreas de educação, saúde, urbanização, indústria, turismo, infraestrutura rodoviária, abastecimento de água, entre outras. A Seinfra tem o compromisso de gerenciar todos esses projetos”, destacou o secretário Hélio Winston Leitão.

Também participaram da reunião Gustavo Ribeiro, diretor de relações institucionais da Enel Ceará; Marcelo Falcucci, diretor de planejamento e gestão do Grupo Enel, que é o responsável pelas obras de baixa e média tensão da Enel no Estado; Alfredo Serejo, coordenador de energia e telecomunicações da Seinfra-CE; e a advogada Bruna Brasileiro.

Saiba mais sobre o PIE

O Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE) tem por finalidade o apoio ao reforço, ampliação, extensão e remanejamento de rede elétrica no Ceará. Os recursos são oriundos do convênio Nº048/98-DEJUR, que obriga a distribuidora de energia do Estado a aplicar, em investimentos especiais de interesse da população cearense, percentual de 1% de seu faturamento de venda de energia elétrica do ano anterior, estabelecido a partir de 2007.

Entre as obras que são financiadas com recursos do PIE, estão: construção de rede subterrânea; construção de novas subestações; construção e ampliação de redes de baixa, média e alta tensão; e remanejamento de rede. Todos os detalhes do programa podem ser acessados no site da Seinfra, neste link.