Seinfra conclui realocação de postes no bairro Bom Jardim, em Fortaleza
27 de setembro de 2024 - 14:28
Texto: Áquila Leite - Ascom Seinfra / Fotos: Erivaldo Vieira - Seinfra
Dando sequência aos trabalhos para garantir a mobilidade e acessibilidade urbana dos pedestres, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra-CE) concluiu, nesta sexta-feira (27), as obras de realocação de postes de média tensão localizados na Rua Silvio Rocha, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.
Antes da execução das obras, os postes se encontravam instalados no meio da via, impedindo a circulação de veículos maiores na Comunidade Marrocos, integrante da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) do bairro Bom Jardim. Agora reposicionados para um local adequado, os equipamentos não mais interferem no tráfego local, segundo relata Zélia Tabosa, presidente e fundadora da Associação dos Moradores da Comunidade Marrocos, que atua na região.
“Essa era uma demanda antiga da nossa comunidade, pois vivíamos numa situação em que um caminhão grande de coleta de lixo ou uma ambulância, por exemplo, não passavam na rua por conta desses postes. Agora, com a rua mais livre, ficamos mais tranquilo e os moradores, mais satisfeitos”, afirma Zélia.
As obras de realocação dos postes da Rua Silvio Rocha foram executadas com recursos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), que é gerido pelo Governo do Ceará, por meio da Seinfra. Segundo o secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão, que esteve hoje na Comunidade Marrocos, ações como essa continuarão a ser realizadas para levar mais mobilidade e segurança aos pedestres e veículos que trafegam nas vias cearenses.
“Trata-se de mais uma ação do Governo do Ceará, através da Seinfra, para beneficiar a população cearense. A Comunidade Marrocos possui mais de 1.700 famílias e é nosso papel dialogar com essas pessoas, para ouvir suas demandas e trabalhar para atendê-las. Há outras vias na região que possuem postes que dificultam o acesso de veículos e nós vamos atuar para também resolver esses problemas, entregando mais mobilidade à população local”, afirma o secretário.
Além do secretário Hélio Winston Leitão, estiveram nesta manhã, na sede da Associação dos Moradores da Comunidade Marrocos, o secretário executivo de energia e telecomunicações da Seinfra, Dickson Araújo, e o coordenador de energia e telecomunicações, Alfredo Serejo, além de representantes da comunidade local, incluindo Francilene Silva, líder comunitária e representante da classe residencial dos consumidores de energia elétrica do Ceará.
Saiba mais sobre o PIE
O Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE) tem por finalidade o apoio ao reforço, ampliação, extensão e remanejamento de rede elétrica no Ceará. Os recursos são oriundos do convênio Nº048/98-DEJUR, que obriga a distribuidora de energia do Estado a aplicar, em investimentos especiais de interesse da população cearense, percentual de 1% de seu faturamento de venda de energia elétrica do ano anterior, estabelecido a partir de 2007.
Entre as obras que são financiadas com recursos do PIE, estão: construção de rede subterrânea; construção de novas subestações; construção e ampliação de redes de baixa, média e alta tensão; e remanejamento de rede. Todos os detalhes do programa podem ser acessados no site da Seinfra, neste link.