Governador Elmano reúne secretariado e anuncia Infraestrutura como uma das áreas prioritárias para 2025 e 2026

6 de janeiro de 2025 - 16:25

Texto: Larissa Falcão - Ascom Casa Civil / Fotos: Hiane Braun e Tiago Stille - Casa Civil

O governador Elmano de Freitas promoveu, nesta segunda-feira (6), na Residência Oficial, a primeira reunião com todos os secretários e presidentes de vinculadas após reforma implementada em dezembro do ano passado, no Governo do Ceará. No encontro, o chefe do Executivo Estadual fez balanço das ações da gestão nos dois últimos anos e definiu o alinhamento dos projetos prioritários para execução em 2025 e 2026. Todas as ações foram fundamentadas no equilíbrio fiscal e transparência, destacando-se pelo investimento público recorde no ano passado.

Para 2025, a determinação do governador é acelerar as entregas em diversas áreas para melhorar a vida dos cearenses e avançar o Ceará. “A nossa avaliação é positiva, com perspectiva de acelerar as entregas. Nós começamos agora uma fase de entregas e conclusão daquilo que nos comprometemos”, acrescentou.

Sobre os próximos passos, o gestor destacou que, além da saúde, também são prioritárias áreas como a Educação, Segurança Pública, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Desenvolvimento Econômico e Proteção Social.

“O País está crescendo em torno de 3 e 3,5%, nós tivemos o crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] de 6,7%. Nós crescemos praticamente o dobro do Brasil [no terceiro trimestre de 2024]. Para produzir mais, precisamos ter mais gente empregada e inovação tecnológica. Isso resultou nós tirarmos 300 mil pessoas da extrema pobreza no Ceará. O que demonstra o caminho de priorizar as pessoas e as oportunidades para elas”, disse Elmano de Freitas.

Nesse sentido, outro destaque é o aquecimento da geração de empregos no estado. “O saldo de empregos é de 114 mil a mais [somando 2023 e 2024 até novembro]. Não só estamos criando mais empregos, como criando empregos de salários melhores. Queremos que sejam ainda melhores. Para isso, estamos investindo em energia renovável, tecnologia da informação e comunicação, educação e ensino superior”, enfatizou o governador.

Infraestrutura

Como antecipado pelo governador, serão muitas as entregas na área de Infraestrutura, uma vez que as obras estruturantes permeiam todas as políticas públicas do estado.

O secretário da Infraestrutura, Hélio Winston apontou algumas: “A mobilidade urbana está em primeiro lugar e, também, energia. Nós precisamos ter uma atenção à questão do Pecém, onde serão instaladas as empresas de Hidrogênio Verde. A gente precisa de ampliação das linhas de transmissão. Outra prioridade nossa é a internalização da fiação elétrica de Fortaleza e outros municípios”.

Em parceria com a União, o Governo do Ceará também projeta aceleração das obras da Ferrovia Transnordestina, Eixão das Águas e Ramal do Salgado, além da duplicação de trechos da BRs 116 e 222 no estado.

“Marcar com o ministro Renan a agenda de início das obras da duplicação da BR-116 e a Bancada Federal, a quem eu agradeço demais, por garantir ao Estado do Ceará R$ 233 milhões para começarmos a duplicação da BR-222. Quero conversar com o ministro Renan para que o Governo Federal aporte uma parte do recurso, o Estado do Ceará aportará R$ 233 milhões. Isso nos permite vislumbrar duplicá-la pelo menos até São Luís do Curu”, afirmou o governador Elmano.