Ceará tem alinhamento com executivos australianos para execução do projeto de Hidrogênio Verde
5 de fevereiro de 2025 - 09:54
Erivelton M. Celedônio - Texto | Carlos Gibaja - Fotos
Nesta terça-feira (4), o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, reuniu-se com executivos da empresa australiana Fortescue. A empresa foi a primeira a assinar um pré-contrato para a instalação de uma usina de Hidrogênio Verde (H2V) no Complexo do Pecém.
O secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Dickson Araújo de Oliveira, participou da audiência no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Acompanharam o encontro ainda o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará), Fábio Feijó, e o presidente do Complexo do Pecém, Max Quintino.
“Seguimos trabalhando para garantir que o Ceará se torne um hub de H2V, impulsionando o desenvolvimento econômico do estado e criando mais oportunidades de trabalho para a nossa população. Com o projeto H-TEC, iniciativa do Governo do Ceará, cerca de 12 mil jovens estão sendo qualificados na área para atender empreendimentos que somam US$ 24 bilhões em investimentos”, destacou o governador.
O projeto da Fortescue tem potencial para produzir cerca de 500 toneladas de hidrogênio verde por dia, com o uso de 1,2 gigawatts de energia renovável. A planta será instalada em uma área de 121 hectares, no Setor 2 da ZPE Ceará, em São Gonçalo do Amarante.
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, o projeto deve gerar cerca de 5 mil empregos na fase de construção.