Seinfra se reúne com operadoras de telecomunicação para tratar sobre internalização da fiação em Fortaleza
6 de março de 2025 - 16:20
Texto: Áquila Leite - Ascom Seinfra / Fotos: Erivaldo Vieira
Visando alinhar detalhes e estabelecer metas para o andamento das obras de internalização da fiação da Avenida Desembargador Moreira, em Fortaleza, iniciadas em janeiro deste ano, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) se reuniu nesta quinta-feira (6), na sede da pasta, com representantes das operadoras de telecomunicação que possuem equipamentos na área do projeto.
Durante a reunião, o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, ponderou que o Governo do Ceará, por meio da Seinfra, estabelecerá um prazo para que as empresas retirem suas respectivas fiações da área, de modo que a Enel, empresa que executa a obra, possa dar andamento aos trabalhos no local. A previsão é de que a internalização da via seja concluída até julho deste ano.
“Essa é uma obra que vai beneficiar não só a população de Fortaleza, reduzindo a poluição visual e o risco de acidentes, mas também as próprias operadoras de telecomunicação, pois evita a clandestinidade. Vamos acompanhar de perto esses trabalhos para que essa obra seja entregue no prazo e possamos, então, avançar com os outros projetos de internalização no Ceará”, diz o secretário.
Também participaram da reunião o secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, Dickson Araújo; o coordenador de Energia e Telecomunicações, Alfredo Serejo; o engenheiro responsável pela área de projetos de investimentos especiais da Enel Ceará, Carlos Gomes; e representantes das operadoras R2T, Metacom, Claro, IP2, Texnet e Orion.
Ainda em setembro do ano passado, a Coordenadoria de Energia e Telecomunicações (Coete) da Seinfra realizou uma visita técnica, na Avenida Desembargador Moreira, com representantes das operadoras de telecomunicação, para avaliar a situação da fiação na via. Deste então, a Secretaria tem mantido contato com as empresas para alinhar os próximos passos do projeto.
Sobre a internalização
As obras de internalização da fiação elétrica e de telecomunicação da Avenida Desembargador Moreira englobará 775 metros de redes elétricas de média e baixa tensão, além da retirada de todos os postes do lado leste da via, no trecho que liga a Praça Portugal à Avenida Beira Mar. Os serviços são executados com recursos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), administrado pela Seinfra.
A Seinfra tem como objetivo promover a internalização da rede elétrica e de telecomunicações em vários pontos de Fortaleza e, também, no interior do Ceará, levando mais segurança para o pedestre e reduzindo a poluição visual das paisagens cearenses.