Linha Leste do Metrô: canteiro da futura Estação Colégio Militar recebe visita de universitários
7 de maio de 2025 - 15:45
Texto: Erivelton Celedônio | Imagens: Erivaldo Vieira
Uma turma de estudantes de engenharia civil, engenharia mecânica e arquitetura do Centro Universitário Farias Brito (FB Uni) visitou, nesta quarta-feira (7), o canteiro de obras da futura Estação Colégio Militar, da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, no bairro Aldeota. É a primeira vez que um grupo de universitários visita o canteiro. Eles foram recebidos pelo secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, que falou sobre o projeto.
Um passeio pela área externa do canteiro, com visita ao cubo de jet da Rua Nogueira Acioli e até uma descida à laje de fundo (a cerca de 30 metros de profundidade) seguiu o roteiro preparado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) para a aula de campo. Sob orientações da equipe de técnicos de segurança, o grupo foi liderado pelos professores Francisco José, Jamires Praciano e Tales Viana, coordenador dos cursos de engenharia da FB Uni.
“Muito feliz por estar presente aqui, pois, acima de tudo, é uma oportunidade de vermos, in loco, o que aprendemos em sala de aula. Só gratidão à Seinfra por nos ter aberto as portas deste canteiro”, comentou a aluna Yngrid Medeiros.
Mobilidade urbana na prática
Para a futura arquiteta Daniele Castro, a visita teve um tom ainda mais pessoal. Usuária do sistema metroviário da Capital, a estudante estima a relevância da Linha Leste. “Eu já garanti, hoje, meu registro do antes; quero voltar aqui na conclusão da obra, com certeza. Acho excelente, como usuária, saber que vou ao Centro por meio da Linha Sul, saindo da Parangaba; também vou à faculdade na Linha Nordeste do VLT. É incrível saber que nossa cidade vai ganhar mais essa alternativa. Me deixou ainda mais animada com o futuro”, disse.
A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações: Tirol-Moura Brasil; Chico da Silva; Colégio Militar; Nunes Valente; e Papicu. O projeto vai garantir aos usuários mais opções de deslocamento e integração entre os modais disponíveis, fazendo conexão com as linhas Sul e Oeste, além da Linha Nordeste e o terminal de ônibus do Papicu.
“Atendemos com extrema atenção a demanda dos estudantes e o desejo de conhecer este canteiro de obras. Foi uma manhã riquíssima em que eles puderam constatar os avanços que temos dado à futura estação. Nós estamos abertos a receber outras turmas, porque queremos dar ainda mais transparência às conquistas e entregas dessa importante obra para o Ceará”, ressaltou o secretário Hélio Winston Leitão.
Visita às obras
As visitas aos canteiros de obras da Linha Leste são realizadas mediante agendamento prévio, podendo receber grupos de até 20 pessoas, conforme demanda da área de estudo.
Para agendar a visita, os interessados deverão entrar em contato com a Seinfra através do e-mail comunicacao@seinfra.ce.gov.br ou preencher o formulário disponível no site (clicando aqui).