Seinfra apresenta projetos de mobilidade urbana para representantes da construção civil

15 de julho de 2025 - 11:19

Texto: Áquila Leite - Ascom Seinfra / Fotos: Zé Vitor - Divulgação Sinduscon-CE

O secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão, se reuniu nesta segunda-feira (14) com representantes da construção civil do Estado para apresentar os projetos de mobilidade urbana atualmente em execução na Capital. Durante o encontro, realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-CE), o secretário falou sobre as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e da expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A reunião ocorreu durante o encontro da Comissão da Indústria Imobiliária do Sinduscon-CE e contou com a participação da diretoria da entidade e de representantes de grandes construtoras do Ceará. Segundo o secretário Hélio Winston, o momento foi importante para fortalecer a parceria entre os setores público e privado em prol do desenvolvimento da infraestrutura do Estado.

“O diálogo com o setor produtivo é fundamental para compreender demandas, trocar experiências e aprimorar as ações do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em benefício da população. O nosso objetivo é seguir construindo soluções com escuta e parceria”, destacou.

Com mais de 300 empresas associadas, o Sinduscon-CE é uma das principais entidades classistas do Ceará. Para o presidente do sindicato, Patriolino Dias de Sousa, conhecer detalhes sobre o andamento das obras é motivo de otimismo e boas perspectivas para o futuro da mobilidade urbana de Fortaleza. “Ficamos muito felizes em saber mais sobre as ações do Governo do Ceará e em constatar que esses grandes projetos estão virando realidade para a população”, disse.

As obras de mobilidade da Seinfra

Primeira linha de metrô 100% subterrânea do Nordeste, a Linha Leste do Metrô de Fortaleza vai conectar o Centro ao bairro Papicu, por meio de duas vias de túneis subterrâneos. O trajeto terá 7,3 quilômetros de extensão e contará, em sua primeira fase, com cinco estações. Após a conclusão das obras, a linha terá capacidade para movimentar cerca de 150 mil pessoas por dia. O tempo de viagem entre o Centro de Fortaleza e o bairro Papicu será de 15 minutos.

O VLT Ramal Aeroporto, por sua vez, tem como finalidade conectar a Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza com o Aeroporto de Internacional Pinto Martins, através de uma via permanente com 2,4 quilômetros de extensão. O ramal conectará a Estação Aeroporto, em elevado, com a Estação Expedicionários, parte da Linha Nordeste, que possui 22 bairros em sua área de abrangência e opera em 11 estações. É da Estação Aeroporto que também partirá a nova linha VLT Aeroporto-Castelão, anunciada em fevereiro deste ano pelo governador Elmano de Freitas.

O andamento de todas as obras da Seinfra pode ser acessado clicando aqui.