Dia Nacional dos Metroviários: conheça os profissionais que fazem o transporte sobre trilhos no Ceará
24 de outubro de 2025 - 16:12
Texto e Foto: Ascom Metrofor
Com técnica e profissionalismo, os trabalhadores metroviários do Ceará são responsáveis por mais de 16 milhões de embarques nos trens do Metrofor todos os anos. Mais que um número, a atividade dessa categoria abrange a complexa missão de acolher e transportar cada passageiro e passageira, com suas demandas e necessidades.
O Metrofor é a casa e a escola desses profissionais no Ceará, abrigando carreiras metroviárias há mais de duas décadas. Esse conhecimento se consolida no dia a dia operacional e é transmitido dos mais experientes aos mais jovens por meio de cursos e treinamentos. Cerca de 325 profissionais metroviários atuam no transporte de passageiros sobre trilhos no Ceará.
O assistente condutor Derek Warwick tem cerca de dois anos de atividades no Metrofor. “Tenho a função de operar as composições, tanto do metrô quanto do VLT. Começamos o dia verificando se está tudo em ordem com os trens. Nosso compromisso é levar os passageiros com segurança e rapidez, pois sabemos que temos um papel muito importante na rotina dos passageiros. Temos uma relação de muito respeito e cordialidade com o público”, relata ele.
Nos bastidores, atuam os profissionais de manutenção, responsáveis por ações preventivas e corretivas fundamentais para o bom funcionamento dos trens, estações, vias e equipamentos. O gerente de Manutenção e Engenharia, Renielson Santos, atua no Metrofor desde 2005, participando da implantação da Linha Sul. “Trabalhamos com a ideia de que nossas atividades vão além das oficinas. Elas impactam diretamente a operação e o deslocamento dos passageiros. É gratificante saber que contribuímos para a qualidade de vida das pessoas”, afirma ele.
Outros profissionais, como condutores, agentes administrativos e de estação, também integram o setor metroviário. Confira, abaixo, um resumo de cada profissional do Metrofor que, juntos, fazem o transporte sobre trilhos no Ceará.
Condutores de Trem
Têm a missão de operar as composições do metrô e do VLT com segurança, pontualidade e atenção aos passageiros. Antes de iniciar o percurso, realizam verificações técnicas nos trens, conferindo freios, portas e sistemas de comunicação. Durante a condução, mantêm contato constante com o Centro de Controle Operacional, seguindo orientações e protocolos que garantem uma viagem segura para todos.
Agentes de Estação
Atuam diretamente com o público nas estações, orientando passageiros, auxiliando no embarque e desembarque e garantindo o correto fluxo de pessoas nos acessos e plataformas. São responsáveis por prestar informações, monitorar o ambiente das estações, orientar questões de acessibilidade e apoiar as equipes de condutores e segurança. Representam o elo entre os usuários e a operação.
Controladores de Movimento
São profissionais que atuam no Centro de Controle Operacional, programando e controlando a movimentação de todos os trens, em todas as linhas, em tempo real, autorizando ou mesmo executando manobras que sejam necessárias. Dessa forma, asseguram a segurança do tráfego operacional. Faz parte ainda de suas funções o monitoramento da via permanente e das passagens em nível, através de câmeras de segurança, mantendo contato constante com os condutores dos trens, manobradores, agentes de estação e as equipes de manutenção.
Manobradores
Os manobradores, através do manuseio dos Aparelhos de Mudança de Via (AMVs), têm a função de posicionar os trens em uma rota pré-determinada, seja dentro de pátios de manobra/estacionamento, dentro das oficinas, entre vias paralelas em uma mesma linha ou mesmo para a mudança de linha. Realizam acoplamento e desacoplamento das composições. Mantêm comunicação constante com o Centro de Controle Operacional, de quem recebem as O.S. – Ordens de Serviço, para que possam executar suas atividades com segurança.
Profissionais de Manutenção
Realizam intervenções que garantem o funcionamento e a segurança dos trens, trilhos, sistemas elétricos, eletrônicos e estruturais. Fazem inspeções diárias, manutenções preventivas e corretivas, assegurando que cada componente opere dentro dos padrões esperados. Atuam em diversas áreas, como mecânica, elétrica, eletrônica e telecomunicações. O trabalho desses profissionais é fundamental para a regularidade e a segurança das operações.
Bilheteiros
Atuam na venda e recarga de bilhetes, além de prestar suporte aos passageiros no uso dos sistemas de pagamento e no esclarecimento de dúvidas sobre tarifas e horários. Seu trabalho é essencial para manter o atendimento acessível e ágil, contribuindo para uma boa experiência de viagem desde o primeiro contato do passageiro com o sistema.
Profissionais de Segurança
Têm o papel de garantir a ordem e a proteção de passageiros e colaboradores nas estações, trens e áreas operacionais. Atuam de forma preventiva, monitorando o ambiente e intervindo em situações que exijam controle ou orientação. Também oferecem apoio em casos de emergência e colaboram com as forças de segurança pública, mantendo o ambiente seguro e acolhedor.
Agentes Administrativos
São responsáveis por dar suporte às áreas técnicas e operacionais, cuidando da gestão de processos internos, documentação, recursos humanos, finanças, comunicação e compras. Trabalham para que a estrutura organizacional funcione de maneira integrada e eficiente, garantindo o suporte necessário para que todas as outras áreas possam desempenhar suas funções.
SAIBA MAIS:
O Dia Nacional dos Trabalhadores Metroviários foi instituído em 2008 por meio de decreto presidencial. De acordo com o site Metroviarios.org, a data de 26 de outubro foi escolhida por marcar o dia em que, no ano de 1979, a profissão de metroviário foi legalmente reconhecida, pelo Ministério do Trabalho, na Classificação Brasileira de Ocupações (CB), representando um avanço na luta por direitos trabalhistas da categoria.
