Detran-CE recolhe mais de 3,5 mil animais às margens das CEs em 2025
8 de janeiro de 2026 - 15:00
Texto e Fotos: Ascom Detran-CE

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) resgatou, durante todo o ano de 2025, mais de 3,5 mil animais de médio e grande porte abandonados às margens de rodovias estaduais (CEs) em todo o estado. Esse número representa um aumento de 11,59% em comparação às 3.140 espécies recolhidas em 2024.

Para garantir a segurança viária e preservar vidas, as equipes do Detran são treinadas para capturar os animais com total segurança. Caminhões equipados com rampas hidráulicas são usados para transportar cada espécie apreendida. Após o resgate, todos os animais são cadastrados e ficam sob custódia por sete dias, período em que os donos podem se apresentar nas regionais do órgão e recuperá-los.

Caso o tutor não resgate o animal dentro do prazo estabelecido, este é levado para a fazenda do Detran, localizada em Santa Quitéria. A fazenda possui toda a estrutura necessária para o acolhimento desses animais resgatados, que recebem todos os cuidados de profissionais qualificados para seguirem vivendo em ambiente adequado, com água, vacinação e alimentação.

“Esses animais à deriva representam um risco significativo para o trânsito nas rodovias estaduais, colocando em perigo condutores, pedestres e até mesmo os próprios animais. E justamente por isso, esse trabalho é tão importante, para prevenir sinistros e, principalmente, proteger todas essas vidas”, afirma o superintendente do Detran-CE, Waldemir Catanho.
O Detran-CE alerta aos motoristas e pedestres sobre a importância de denunciar animais soltos próximos às CEs. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3195-2300 ou entrar em contato com a Polícia Militar do Ceará, para que as equipes do Detran sejam acionadas para realizar o devido recolhimento.