Governo do Ceará entrega as duas últimas estações do VLT; serviço tem horário ampliado e continua em operação assistida

16 de setembro de 2020 - 14:57 # # #

Fotos: Carlos Gibaja e Tatiana Fortes

As duas últimas estações (Iate e Mucuripe) do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe foram entregues pelo Governo do Ceará na manhã desta quarta-feira (16). A partir de amanhã (17), o modal passa funcionar integralmente em seus 13,2 km de extensão e dez estações. Os trens cruzam a cidade passando por 22 bairros. A viagem inaugural às duas novas plataformas contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, do presidente do Metrofor, Fernando Oliveira, e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Antes da inauguração dessas duas estações, o VLT já registrou uma média de 240 mil passageiros mês. O governador destacou o ganho para a mobilidade na Capital e Região Metropolitana, através da integração com o Metrô de Fortaleza. “São 36 minutos da estação Iate até a Parangaba. Lá, é conectada à Linha Sul do Metrô e a ideia é integrar cada vez mais os sistemas do transporte público da capital cearense. É um sistema de transporte público urbano mais confortável, rápido, ágil e integrado”, disse.

As dez estações do VLT são: Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate.

Outra boa notícia anunciada por Camilo Santana é sobre o horário de funcionamento do serviço e o custo. “Vamos estender o horário. Vai ser de 5h30 até as 22h46, de segunda a sábado, e vai continuar funcionando gratuitamente de forma assistida à população até a gente poder fazer os ajustes finais para a operação comercial. É um equipamento que vai contribuir muito para a população de Fortaleza”, comentou.

O secretário da Infraestrutura destacou que agora, com o trecho completo, o VLT vai oferecer aos usuários deslocamento a mais uma área da cidade. “Quem usa o VLT já sabe que é uma opção de transporte mais confortável, rápida e segura. Com a conclusão desse trecho final, o usuário vai ter acesso à zona litorânea e turística da nossa cidade, podendo utilizar esse meio, não apenas para ir ao trabalho ou à escola, mas também para fins de lazer”, reforçou Lucio Gomes.

Para o prefeito Roberto Cláudio, o ganho diário para a população é imenso com os investimentos que vêm sendo feitos em Fortaleza nas áreas de mobilidade urbana e transporte público. “É um avanço para Fortaleza, fazendo com que o cidadão possa economizar tempo e dinheiro. Isso é conforto para a vida do dia a dia da cidade. É importante destacar a integração do plano de mobilidade urbana. O Governo do Estado fazendo investimentos nas linhas ferroviárias com o metrô da linha Sul e o VLT funcionando agora integralmente. O Metrô Linha Leste em obra, expandindo cada vez mais. E a Prefeitura, por outro lado, trabalhando os BRTs, túneis, viadutos e o trânsito da cidade. Essa integração está trazendo benefícios inovadores que cidades mundo à fora utilizam e chegaram definitivamente à Fortaleza” ressaltou o gestor municipal.

Agilidade e economia

Antes mesmo de estar com suas 10 estações em operação, o VLT já vinha gerando benefícios e comodidade à população. Mônica Perote é moradora do bairro Papicu, em Fortaleza, e trabalha no Centro de Maracanaú. De segunda-feira a sábado ela diz ser usuária do serviço para trabalhar e não se arrepende de ter abandonado o carro pelo transporte público. “A experiência é muito boa e economizo bastante tempo. Como é muito distante, pego daqui (Estação do Papicu) para a Parangaba e de lá para o Maracanaú, através da integração com o Metrô”, relatou a cidadã, que antes demorava cerca de duas horas para chegar de carro ao emprego e hoje leva apenas 45 minutos.

O esposo de Mônica, Mardes Silva, também comemorou a inauguração das últimas duas estações. Além da serventia para o trabalho da esposa, a ampliação do itinerário vai ser útil também para outros momentos da família. “A gente, que mora nessa região do Papicu e tem acesso ao VLT, não precisa mais pegar o carro para ir à Beira Mar. A gente mora a apenas dois quarteirões da estação. Dá para vir até andando”, disse.

Mais benefícios

Além de facilitar a mobilidade urbana, o VLT trouxe outros benefícios para a população que vive no entorno da linha. Em diversos pontos, os moradores passaram a contar com novas praças, vias pavimentadas, iluminação e esgotamento sanitário.

Os pedestres contam ainda com segurança na travessia da via férrea. Além de ser possível cruzar os trilhos por algumas estações, ao longo do percurso, foram construídas sete passarelas: ao lado da Estação Mucuripe; sobre a av. Alberto Sá; na Estação Papicu; sobre o túnel longitudinal da Via Expressa (Rua Eduardo Garcia); ao lado da Estação Pontes Vieira; na altura da rua Paulo Firmeza (São João do Tauape); e sobre o Riacho Tauape. Uma oitava passarela será construída na altura da rua Vicente Linhares, na Aldeota.