Edital do Pavilhão de Multiuso é levado à debate

22 de setembro de 2008 - 03:00

O Pavilhão de Multiuso significa um verdadeiro “divisor de águas” do turismo cearense uma vez que permitirá a captação de grandes e importantes eventos para o Estado. A afirmação foi feita pelo secretário da infra-estrutra do Estado, Adail Fontenele, que participou da audiência pública que discutiu o edital para a construção do pavilhão, a ser implantado em área entre o centro de Convenções de Fortaleza e a Universidade de Fortaleza, no bairro de Edson Queiroz. A audiência, foi presidida pelo governador Cid Gomes e contou ainda com as participações dos secretários estaduais do Turismo, Bismarck Maia, das Cidades, Joaquim Cartaxo, e de representantes de entidades ligadas ao turismo e da construção civil. A audiência cumpriu exigência da Lei de Licitações que determina a realização este tipo de consulta para obras acima de R$ 150 milhões. O edital deverá ser lançado dentro de 15 dias. As obras estão previstas para ainda em 2010 e estão orçadas em 297 milhões.

 

O pavilhão, que será o maior do País, foi considerado pelo Governador Cid Gomes uma das grandes conquistas do setor turístico cearense que depende ainda da sazonalidade e do turismo de estação, o que tem provocado perda de visitantes para estados vizinhos. A obra, da Secretaria do Turismo e que será executada pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infra-estrutura (Seinfra) ocupará uma área útil de 173 mil metros quadrados divididos em dois blocos. As obras do pavilhão deverão custar em torno de R$ 295 milhões. Os recursos são provenientes do Tesouro do Estado, Governo Federal e BID. A previsão é de que a obra esteja pronta em 2010. Técnicos da Seinfra e do DER estão se reunindo regularmente na Secretaria para tratarem de detalhes acerca do projeto básico da obra.

 

O equipamento terá praça de convivência com espaço gastronômico, encontros, lazer e entretenimento e ainda um heliponto. Também está prevista uma área destinada para carga e descarga e um estacionamento com capacidade para 2.500 veículos. Para facilitar o acesso ao equipamento, com capacidade para abrigar um público de até 30 mil pessoas, deverão ser construídos, um elevado sobre a avenida Washington Soares, e uma nova ponte sobre o rio Cocó.