Empresa entrega documentação para fabricar camisas metálicas

11 de novembro de 2008 - 03:00

A empresa GM 5 Indústria e Comércio Ltda. foi a única a entregar a documentação de habilitação e proposta comercial para concorrer à fabricação das camisas metálicas para a ponte de acesso ao terminal de Múltiplo Uso do Pecém (Tmut). A entrega à Comissão Central de Concorrências ocorreu nesta terça-feira (11) pela manhã na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE). A habilitação seguirá para Secretaria da Infra-estrutura do Estado (Seinfra), onde será analisada, ficando a de preço aguardando o resultado deste exame. No dia anterior (10) foi encerrado o prazo para a entrega de recurso entre as concorrentes às obras de construção do Tmut. Nenhuma empresa apresentou contestação, saindo vencedor o consórcio Ivaì/Marquise que deverá assinar o contrato em breve.

Conforme José Maria Macêdo Júnior, diretor da empresa, sediada na cidade de Jaboatão dos Guararapes (PE), a GM5 é especializada na fabricação de estruturas metálicas e espera ter chance de conseguir o serviço. As camisas metálicas, formas de 0,80 m para revestimento das estacas de sustentação da ponte de acesso ao Tmut daquele terminal, estão orçadas em R$ 36.798.394,65. O edital foi lançado pela Secretaria da Infraestrutura do Estado.

O Tmut, que faz parte do projeto de expansão do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, deverá ficar pronto até 2010, a partir da assinatura da Ordem de Serviços, deixando-o apto a receber grandes empreendimentos como a siderúrgica e a refinaria. As obras de ampliação constam de: prolongamento de 1.000 metros do quebra-mar existente, que passará a ter um total de 2.770 metros; construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700,00 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados.

Está prevista ainda a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros de extensão, com pista dupla, passeio, guarda-rodas e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, água tratada, telefonia, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de contrôle automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Está prevista ainda a implantação de edificação para balança rodoviária, prédio de apoio operacional/administrativo, casa de bombas de incêndio, subestação e guarita.