Ceará terá dois novos parques eólicos e já é o segundo maior gerador do pais

14 de novembro de 2008 - 03:00

A empresa Rosa dos Ventos e sua acionista Ventania inauguram na próxima segunda-feira (17), dois parques eólicos no Ceará, um em Canoa Quebrada e outro, na Lagoa do Mato, ambos localizados, no município de Aracati, distante cerca de 150 km da Capital. As duas Usinas representam 13,73 MW de potencia instalada. A solenidade contará com a presença do Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, do secretário da infra-estrutura, Adail Fontenele e diretores da empresa geradora de energia. Será realizada no Porto Canoa Resort, em Canoa Quebrada e terá início às 10h30m.

Agora o Ceará passa a produzir 56,33 MW de energia gerada a partir dos ventos que fazem do Estado o segundo maior gerador de energia eólica do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 200 MW. Com a inauguração de mais duas usinas já são três os parques eólicos do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) inaugurados no Ceará, este ano, de um total de 14 a serem implantados até 2009, cuja potencia instalada chegará a 517,53 MW. Em setembro deste ano foi inaugurado o de Beberibe, da Ecoenergy, primeiro do Proinfa a entrar em funcionamento no Ceará.

O Governo do Estado, através da Secretaria da Infra-estrutura do Estado (Seinfra) está dando pleno apoio à implantação dos projetos, mediante implantação de infra-estruturas necessárias às usinas, como acessos, iluminação pública e telefonia. O potencial de energia eólica do Ceará, segundo o Atlas Eólico do Estado, é um dos maiores do Brasil devido ao grande favorecimento dos ventos. O estudo estima que o potencial eólico viável do Ceará é de mais de 25 mil MW (on-shore), que podem chegar a 35,5 mil MW pelo aproveitamento da plataforma continental (off-shore).

A inauguração destas novas usinas eleva para cinco o número de parques em funcionamento no Estado, cuja potência instalada atualmente é de 56,33 MW. Os outros parques são: Usina de Energia Eólica da Eco Energy (Beberibe) com 25,2 MW de potência, Usina da Taíba (São Gonçalo do Amarante), com 5 MW; Usina da Prainha (Aquiraz), com 10 MW e Praia Mansa (Fortaleza), com 2,4 MW. A energia produzida pelos parques eólicos entra automaticamente no Sistema Nacional de Distribuição de Energia, podendo ser utilizada em qualquer lugar do País, a exemplo da energia produzia pelas hidroelétricas.

Com uma geração anual de 13,75 megawatts, as duas usinas da Rosa dos Ventos beneficiarão cerca de 50 mil famílias. As obras tiveram início em março de 2007 quando foram investidos aproximadamente R$ 72 milhões. A empresa Ventania, acionista controladora da Rosa dos Ventos S.A., é formada pela portuguesa Martifer, detentora de 55% das ações, e pela Energia Global, com 45% das ações.