Obras subterrâneas em metrôs serão tema de palestra no Metrofor

20 de novembro de 2008 - 03:00

As Obras subterrâneas em metrôs serão o tema de palestra a ser proferida nesta sexta-feira (21), a partir das 15 horas, na sede da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos Metrofor), pelo engenheiro civil José Carlos Gasparim. A apresentação, a ser feita por um dos maiores especialistas em perícias na área de engenharia civil do País, é voltada para engenheiros, arquitetos e técnicos e demais pessoas que lidam com esse tipo de obra. Gasparim, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em engenharia civil pela Universidade de São Francisco, é engenheiro do Metrô de São Paulo.
O metrô de Fortaleza será um metrô de superfície com 43 km de extensão, sendo 3,8 km subterrâneos e 2,2 km de elevado, implantado em três estágios, aproveitando ao máximo a malha ferroviária já existente. Seguindo sua concepção integradora, o novo sistema promoverá a modernização do transporte coletivo da RMF.
O sistema prevê a modernização do sistema ferroviário existente na Região Metropolitana da Capital, através da eletrificação de suas linhas principais, além da adoção de material rodante, instalação de sistemas modernos de sinalização e telecomunicações, implantação de novas estações, reforma e reconstrução das estações existentes, melhoria no sistema ferroviário de carga e equacionamento das questões de maior impacto na relação trem-cidade. O sistema atenderá aos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.