Governador autoriza obras do TMUT

26 de novembro de 2008 - 03:00

O governador Cid Gomes assinou sábado 22, pela manhã, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a Ordem de Serviços para a construção do Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém (TMUT). O projeto faz parte da expansão daquele terminal e vai permitir quintuplicar a sua atual capacidade de movimentação de contêineres, que é atualmente de 150 mil TEUS ano. Na mesma ocasião foi autoriza a fabricação das 996 camisas metálicas que revestirão as estacas da ponte de acesso e ao pátio de cargas do TMUT, e a implantação de 789 tomadas elétricas para contêineres frigorificados. O TMUT, que será construído pelo consórcio Marquise/Ivaí, deverá ficar pronto até 2010 permitindo o incremento da movimentação de contêineres. Serão investidos no TMUT e nas camisas de revestimento recursos da ordem de R$ 349 milhões. A solenidade contou com as presenças de secretários estaduais, como o da infra-estrutura, Adail Fontenele, coordenadores da Secretaria, coordenadores da Secretaria, representantes de órgãos federais, lideranças políticas e empresariais e comunitárias. O governador voltou a destacar na ocasião a importância do terminal portuário para o desenvolvimento do Estado, deixando o Ceará, que já tem o terminal liderando a exportação de frutas, apto para receber grande empreendimentos como a refinaria e a siderúrgica.
 
Desde 2002, quando inaugurado, o Terminal do Pecém tem utilizado os dois berços de atracações do Terminal de Granéis Sólidos e Produtos Siderúrgicos, em caráter provisório, para movimentação de cargas múltiplas, resultando em expressivo aumento do total de cargas movimentadas, daí a necessidade de um terminal exclusivo para este tipo de carga. As obras de ampliação constam de prolongamento de 1.000 metros do quebra-mar existente, que passará a ter um total de 2.770 metros; construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700,00 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A obra demandará recursos da ordem de 313,7 milhões.

Está prevista ainda a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros de extensão, com pista dupla, passeio, guarda-rodas e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, água tratada, telefonia, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de controle. automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Está prevista ainda a implantação de edificação para balança rodoviária, prédio de apoio operacional/administrativo, entre outros benefícios.

O TMUT e a primeira das cinco etapas de ampliação do terminal portuário a serem executadas nos próximos oito anos. Estão previstas a construção de três berços de atracação para atender a movimentação de placas siderúrgicas; quatro correias transportadoras para movimentação de carvão mineral e minério de ferro; quatro descarregadores para estes insumos; seis carregadores de placas; dois píeres petroleiros para atender a refinaria; uma ponte de acesso de 1.800 metros; um quebra-mar com 2.300 metros de extensão; e um berço de atracação com 380 metros para atender a exportação de minério de ferro e grãos. A previsão e de que estas etapas, orçadas em R$ 2,3 bilhões, estejam concluídas até 2016.