Parque de Paracurú eleva geração eólica do Ceará para 79,40 MW

4 de dezembro de 2008 - 03:00

O litoral leste do Estado, onde fica o município de Paracuru, distante 87 km de Fortaleza, recebe nesta sexta-feira (5), a mais nova usina eólica do Ceará: Eólica Paracuru Geração e Comercialização de Energia S.A, a primeira das quatro usinas do grupo Siif Énergies do Brasil. Com potência instalada de 23,40 MW e com 12 aerogeradores, o parque eólico terá capacidade de abastecer cerca de 384 mil pessoas, ampliando a oferta de energia elétrica do Estado, que oferece assim, mais infra-estrutura elétrica para receber novas indústrias e empreendimentos, especialmente os ligados ao turismo. A solenidade de inauguração da usina, instalada na estrada de acesso à Petrobras, km 8,5, na localidade de São Pedro, será às 9 horas e contará com a presença do Governador Cid Gomes, do secretario da infra-estrutura do Estado, Adail Fontenele, representantes da empresa geradora, empresários e liderança políticas e comunitárias.

A Siif Énergies, empresa composta pelos grupos norte-americanos Citi – um dos maiores conglomerados financeiros do mundo, Black River Asset Management – braço financeiro da Cargill; e Liberty Mutual Insurance Company – líder mundial no mercado de seguros, pretende instalar, até o próximo ano, mais três usinas de energia eólica no Ceará: Foz do Rio Choro (Beberibe), com 25,2 MW de potência; Praia Formosa (Camocim), com 104.4 MW; e Icaraizinho (Amontada), com 54,0 MW. Foram investidos no parque de Paracuru, que integra o Programa de Incentivo às Fontes de Energia Alternativas (Proinfa), no Ceará, cerca de R$ 100 milhões.

Com a operação da usina de Paracuru o Estado passa a gerar 79,40 MW de energia elétrica de fonte eólica, consolidando o Estado como o segundo maior gerador de energia eólica do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 200 MW. Com estas usinas já são quatro os parques eólicos do Proinfa inaugurados no Ceará, de um total de 14 a serem implantados até 2009, cuja capacidade total de energia instalada é de 517,53 MW. O primeiro foi o de Beberibe, da Ecoenergy, inaugurado em setembro passado.

O Governo do Estado tem feito todos os esforços no sentido de consolidar essa matriz energética no Ceará mediante investimentos na infra-estrutura para implantação destes parques, incentivando os investidores, até nos esforços por uma maior inserção dessa fonte alternativa na política energética do País. Além dos parques, o Governo do Estado tem se preocupado em implantar toda a cadeia produtiva do setor, como indústrias de torres, de pás e de serviços desta área, de forma a gerar mais empregos para os cearenses.

O potencial de energia eólica do Ceará, segundo o Atlas Eólico do Estado, é um dos maiores do Brasil devido ao grande favorecimento dos ventos. O estudo estima que o potencial eólico viável do Ceará é de mais de 25 mil MW (on-shore), que podem chegar a 35,5 mil MW pelo aproveitamento da plataforma continental (off-shore). No Ceará, seis parques eólicos estão em funcionamento, cuja potência total instalada passa a ser de  79,40 MW. Os parques são: Lagoa do Mato (Aracati), com 3,2 MW; Canoa Quebrada (Aracati), com 10,5 MW, Eco Energy (Beberibe) com 25,2 MW, Taiba (São Gonçalo do Amarante), com 5 MW; Prainha (Aquiraz), com 10 MW e Praia Mansa (Fortaleza), com 2,4 MW.