Estudantes do Cariri recebem carteiras intermunicipais

8 de dezembro de 2008 - 03:00

O secretário da Infra-estrutura do Estado, Adail Fontenele, junto com a presidente da Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), Vilani Pinheiro Falcão, entregam nesta segunda feira (8) e solenidade às 18 horas, na Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato, o segundo lotes de carteiras estudantis intermunicipais. São 69 documentos, sendo este o primeiro lote entregue fora da Região Metropolitana de Fortaleza. A Comissão, ligada à Seinfra, já entregou de janeiro a novembro 6.081 carteiras estudantis. Atualmente quatro entidades cuidam do processo de recebimento da solicitação das carteiras: União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Metropolitana dos Estudantes (Ame), Associação dos Estudantes Secundaristas de Fortaleza (Asesf) e Associação dos Estudantes Secundaristas do Ceará (Asesc).

Os estudantes do interior do estado e Região Metropolitana que residem em município diverso do que estuda, na mesma macrorregião, usuários dos transportes intermunicipais solicitaram a carteira estudantil junto às suas respectivas entidades. Estas, por sua vez, formalizaram junto à Cogempe a entrega dos formulários/requerimentos. A Comissão, presidida pela Seinfra, é a responsável pelo processo da emissão das carteiras, que dão direito à meia-entrada nos transportes coletivos. A Comissão verifica as informações junto ao banco de dados fornecido pelas escolas. As entidades estudantis são responsáveis pela distribuição dos documentos para os estudantes

Os estudantes dos municípios do interior do Estado passaram a contar com o benefício a partir de novembro do ano passado, quando foram entregues os primeiros lotes de carteiras, que atenderam aos alunos dos 13 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. A comissão gestora, responsável pelo processo de credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras é paritária e formada por representantes dos poderes públicos (Seinfra, Dert e Casa Civil), três das operadoras de transportes coletivos intermunicipais, interurbanos e complementares, e quatro entidades estudantis.