Rodovia Padre Cícero começa pavimentação pelo trecho Banabuiú – Solonópole

9 de dezembro de 2008 - 03:00

A rodovia Padre Cícero, que liga Fortaleza a Juazeiro do Norte, começa a receber as melhorias que proporcionarão um trajeto rápido e seguro. Hoje, terça feira 9, às 16 horas, no município de Solonópole, o Governador Cid Gomes, acompanhado do secretário da infra-estrutura, Adail Fontenele, dará autorização para a construção da pavimentação da rodovia CE-153, trecho que compreende Banabuiú e Solonópole. O trecho, contemplado dentro do Programa Rodoviário Ceará III, tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Tesouro Estadual.  Com 50 km de extensão, o trecho compõe uma das etapas a serem asfaltadas da Rodovia Padre Cícero, que liga Fortaleza a Juazeiro do Norte, via Quixadá, Banabuiú, Solonópole, Orós, Cedro, Mangabeira e Caririaçu, perfazendo um total de 500,08 km. Os outros trechos da Padre Cícero a receberem pavimentação serão Solonópole-Orós, com 68 km e Entroncamento BR-230–Quitaiús–Caririaçu, com 55 km de extensão.
 
Os traçados já existentes do trecho Fortaleza-Juazeiro são mais extensos, sendo 552 km, via Russas – Jaguaribe – Icó – Milagres e Barbalha e 526 km, via Quixadá – Mombaça – Iguatu e Farias Brito. O custo para a pavimentação dos 173 km  da rodovia Padre Cícero é da ordem de R$ 103,8 milhões, se considerarmos o preço unitário médio da pavimentação, que é de R$ 600 mil/km. O objetivo da pavimentação do trecho Banabuiú-Solonópole é provê-lo de rodovia pavimentada, melhorando as condições de trafegabilidade e segurança viária, auxiliando no escoamento da produção e promovendo a integração dos pólos de desenvolvimento. Serão beneficiados diretamente os municípios de Banabuiú, Solonópole e Jaguaribe.

Com execução e fiscalização do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infra-Estrutura do Estado (Seinfra), o trecho receberá os serviços técnicos de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, obras d’arte correntes (bueiros), obras d’artes especiais (pontes) e proteção ambiental. Serão 540 dias de serviços, a um investimento de cerca de R$ 22,6 milhões.