Seinfra entrega beneficio aos estudantes do Cariri

10 de dezembro de 2008 - 03:00

Os estudantes do Cariri terão a partir de agora o beneficio do pagamento da meia passagem nos transportes coletivos intermunicipais naquela região cearense. A Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), presidida pela Secretaria da Infra-Estrutura do Estado (Seinfra), entregou nesta segunda feira, 8, em solenidade às 18 horas na Universidade Regional do Cariri (Urca), na cidade do Crato, 80 carteiras a estudantes dos municípios que formam aquela Região. A entrega contou com a presença do superintendente do Departamento Estadual de Transito (Detran-CE), João de Aguiar Pupo, do reitor da Urca, Plácido Cidade Nuvens, do deputado federal Chico Lopes, autor da lei que concede as carteiras; além de lideranças comunitárias e estudantis. Este foi o primeiro lote entregue fora da Região Metropolitana de Fortaleza. A Comissão já entregou de janeiro a novembro 6.081 carteiras estudantis.

A advogada Vilani Pinheiro, que preside a Comissão, fez uma explanação acerca do processo de credenciamento das entidades estudantis envolvidas, a solicitação do documento, bem como os trabalhos de fiscalização até a entrega das carteiras, destacando o empenho do Governo do Estado no sentido de garantir o beneficio há muito reivindicado pela classe estudantil. Os estudantes do Interior do Estado e Região Metropolitana que residem em municípios diferentes dos que estudam, na mesma macrorregião, usuários dos transportes intermunicipais solicitam a carteira estudantil junto às suas respectivas entidades, que formalizaram a Cogempe a entrega dos formulários/requerimentos.

A Comissão, presidida pela Seinfra, é a responsável pelo processo da emissão das carteiras, que dão direito à meia-entrada nos transportes coletivos. A Comissão verifica as informações junto ao banco de dados fornecido pelas escolas. As entidades estudantis são responsáveis pela distribuição dos documentos para os estudantes. Atualmente quatro entidades cuidam do processo de recebimento da solicitação das carteiras: União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Metropolitana dos Estudantes (Ame), Associação dos Estudantes Secundaristas de Fortaleza (Asesf) e Associação dos Estudantes Secundaristas do Ceara (Asesc).

Os estudantes dos municípios do interior do Estado passaram a contar com o benefício a partir de novembro do ano passado, quando foram entregues os primeiros lotes de carteiras, que atenderam aos alunos dos 13 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. A comissão gestora, responsável pelo processo de credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras é paritária e formada por representantes dos poderes públicos (Seinfra, Detran e Casa Civil), três das operadoras de transportes coletivos intermunicipais, interurbanos e complementares, e quatro entidades estudantis.