Comissão define prazos para solicitar carteiras intermunicipais

17 de dezembro de 2008 - 03:00

A Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantis (Cogempe), que funciona na Secretaria da Infra-estrutura do Estado (Seinfra), encerra na próxima sexta-feira (19) o prazo para os estudantes requererem a carteira estudantil/2008 que dá direito a pagar a meia passagem no transporte coletivo intermunicipal nas diversas macroregiões do Estado. Em reunião na última segunda-feira (15), ficou decido ainda que as entidades estudantis responsáveis pelo recebimento dos formulários de solicitação do documento terão até o dia 30 próximo para formalizarem a entrega junto a Cogempe.

A comissão iniciou no dia 8 do corrente, no Crato, a entrega de 80 carteiras estudantis para a região do Cariri. Os estudantes desta região terão até o dia 30 deste mês para pedirem o documento. Os estudantes dos municípios do interior do Estado passaram a contar com o benefício a partir de novembro do ano passado, quando foram entregues os primeiros lotes de carteiras, que atenderam aos alunos dos 13 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza. Cerca de 6 mil estudantes da RMF já receberam o benefício.

Os estudantes do Interior do Estado e Região Metropolitana que residem em município diferente do que estudam, na mesma macrorregião, usuários dos transportes intermunicipais podem solicitar o documento junto às suas respectivas entidades, que formalizaram a Cogempe a entrega dos formulários/requerimentos. A Comissão, presidida pela Seinfra, é responsável pelo processo da emissão das carteiras. A Comissão verifica as informações junto ao banco de dados fornecido pelas escolas.

As entidades estudantis são responsáveis pela distribuição dos documentos para os estudantes. Atualmente quatro entidades cuidam do processo de recebimento da solicitação das carteiras: União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Metropolitana dos Estudantes (Ame), Associação dos Estudantes Secundaristas de Fortaleza (Asesf) e Associação dos Estudantes Secundaristas do Ceara (Asesc). Também ficou decido na reunião que estas entidades terão o credenciamento prorrogado até dezembro de 2009.

A comissão gestora, responsável pelo processo de credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras é paritária e formada por representantes dos poderes públicos (Seinfra, Detran e Casa Civil), três das operadoras de transportes coletivos intermunicipais, interurbanos e complementares, e quatro entidades estudantis.