Seinfra atinge as principais metas estabelecidas para 2008
30 de dezembro de 2008 - 03:00
TMUT
O consórcio de empresas Marquise/Ivaí já iniciou a implantação do canteiro de obras para o início dos trabalhos de construção do Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém (TMUT). A licença para erguer o canteiro foi obtida junto a Semace, na semana passada. A Ordem de Serviços foi assinada no dia 22 de novembro pelo governador Cid Gomes. O TMUT faz parte do projeto de expansão daquele terminal, e permitirá quintuplicar a sua atual capacidade de movimentação de contêineres, devendo ficar pronto até 2010. A movimentação de conteineres passará dos atuais 150 mil TEU’s/ano para 750 mil/ ano. Serão investidos na construção do TMUT e das camisas de revestimento recursos da ordem de R$ 349 milhões.
O Terminal do Pecém tem utilizado os dois berços de atracações do Terminal de Granéis Sólidos e Produtos Siderúrgicos, em caráter provisório, para movimentação de cargas múltiplas, resultando em expressivo aumento do total de cargas movimentadas, daí a necessidade de um terminal exclusivo para este tipo de carga. As obras de ampliação constam de prolongamento de 1.000 metros do quebra-mar existente, que passará a ter um total de 2.770 metros; construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; e retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A obra demandará recursos da ordem de 313,7 milhões.
Está prevista ainda a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros de extensão, com pista dupla, passeio, guarda-rodas e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, água tratada, telefonia, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de controle automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Está prevista ainda a implantação de edificação para balança rodoviária, prédio de apoio operacional/administrativo, casa de bombas de incêndio, subestação e guarita. O Complexo é administrado pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), vinculada à Seinfra. As 996 camisas metálicas ser]ao fabricadas pela empresa GM 5 Indústria e Comércio Ltda, vencedora da licitação para a obra. O investimento será de R$ 36,7 milhões.
METROFOR
Outra importante obra executada pelo governo, o Trem Metropolitano de Fortaleza, teve avanços em suas obras neste ano. O Metrofor e a Seinfra conseguiram a inclusão do primeiro estágio do Trem Metropolitano de Fortaleza – Linha Sul – entre os projetos prioritários do Programa de Aceleração do Crescimento PAC com aporte de recursos da ordem de R$ 945,73 milhões sendo R$ 207,73 do Estado. Após liberação das contas pelo TCU, dentro de no máximo em 60 dias serão retomados os trabalhos desta linha. A licitação do último trecho da obra, Praça da Lagoinha a Estação João Felipe, deverá ocorrer na primeira quinzena de fevereiro de 2009. A linha terá 24,1 km. Também já está acertado com a Prefeitura o rebaixamento da Estação Ferroviária de Parangaba, monumento tombado pela administração municipal este ano, permitindo a construção do elevado que passa sobre a Estação. O custo do rebaixamento da Estação, R$ 700 mil, será pago pelo Governo do Estado, uma vez que esta obra não estava prevista no projeto Metrofor.
O retorno do trem unindo Juazeiro do Norte e Crato, uma antiga reivindicação da população do Cariri, está tendo sua execução garantida pelo Governo do Estado, mediante o Metrofor. O primeiro teste de linha com o Trem realizado e já se encontram em testes também as duas unidades de TRAMs (Transporte Rápido Automotris) que irão operar na região do Cariri. Fabricados pela empresa Bom Sinal, os dois vagões têm capacidade para 330 passageiros. A linha deverá ser entregue à população ainda no primeiro semestre deste do próximo ano. Os trens possuem duas composições ligadas por um sistema de gangway (passagem sanfonada que liga um carro ao outro) podendo transportar 100 pessoas sentadas e 230 em pé por vagão. O investimento foi de R$ 3.796.000,00 acrescidos de mais R$ 700.000,00 referentes à manutenção dos carros por 24 meses. As obras de remodelação da via permanente e edificações também já estão adiantadas devendo ficar prontas no final deste ano. Serão nove estações e 13,6 km de via permanente.
ESTRADAS
As melhorias estão contempladas dentro do Programa Rodoviário de Integração Social do Estado do Ceará – Ceará III, de construção e recuperação da malha rodoviária Estadual do Ceará. Com execução e fiscalização do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado a Seinfra, os trechos receberão serviços preliminares, de pavimentação, revestimento, sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental.
A Seinfra, mediante o DER, entregou no dia 19 passado as obras da duplicação da rodovia CE-040, trecho que liga a sede do município de Aquiraz ao entroncamento da CE-453 (entrada para o Iguape), também uma antiga reivindicação da população e setor turístico cearense. A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), com supervisão do DER, tem grande importância para o turismo cearense. O trecho dá acesso às principais praias do litoral leste do Estado, como Iguape, Presídio, Caponga, Morro Branco, Majorlândia, Canoa Quebrada, dentre outras. Foram investidos na obra, de 7,24 km de extensão, cerca de R$ 16.464.515 milhões do Tesouro do Estado. Foram realizados ainda obras como a duplicação da ponte sobre o rio Catú e o viaduto no entroncamento da CE-453, o qual dá acesso às praias do Presídio, Iguape e Barro Preto.
Após a realização de audiências públicas envolvendo representantes de diversos setores da sociedade e, principalmente, da cadeia ligada ao setor, o Ceará terá, pela primeira vez, uma licitação para a concessão dos serviços de transportes regulares e alternativos intermunicipais, buscando proporcionar à população que utiliza o serviço um transporte seguro e de qualidade. As propostas para este tipo de contrato definiram itens como as novas áreas de atuação das linhas, o numero de linhas, os trajetos e tipo veículos a serem utilizados. As propostas foram inseridas no projeto de lei encaminhado pelo Governo à Assembléia Legislativa que aprovou a matéria este mês.