Edital para correia transportadora do Terminal deve ser lançado em janeiro

12 de janeiro de 2009 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) concluiu o edital de licitação para fornecimento e instalação do equipamento de transporte de minérios (correia transportadora) para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A previsão é de que o lançamento do edital aconteça ainda neste mês de janeiro. O documento está sendo analisado agora pela Coordenadoria Jurídica do órgão e em seguida será enviado para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que definir a data de lançamento do edital. A fabricação e a implantação do equipamento está orçado em R$ 148,5 milhões a serem captados pelo Estado junto ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O equipamento visa equipar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém em função da implantação de empreendimentos como as usinas térmicas da MPX e da Companhia Siderúrgica do Pecém. A correia deverá ser instalada no berço de contêineres do píer 1 do Terminal Portuário.
A Capacidade nominal de transporte de carvão mineral do equipamento deverá ser de 2.400 toneladas por hora. O insumo é retirado do navio e conduzido pela correia até o pátio de estocagem das empresas. Essa tecnologia, de baixo impacto ambiental, já é utilizada em outros portos nacionais e estrangeiros.

O Governo do Estado está investindo na infraestrutura portuária de forma a melhorar a logística de transporte e elevar a competitividade econômica do Estado. Dentro desta proposta foi iniciada a implantação do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), obra essencial para viabilizar a siderúrgica e a refinaria e termelétricas que se instalarão no Complexo; a construção de uma unidade de apoio ao gate portuário; a construção do prédio do almoxarifado e cargas perigosas; a implantação de 264 tomadas para contêineres refrigerados; a implantadas duas balanças rodoviárias; a instalação do Bloco de Utilidades e Serviços da Cearáportos naquele terminal, reunindo salas de escritórios, áreas de alimentação, agência bancária, correios e cartórios, entre outros benefícios.